Unidade Curricular:Código:
Contabilidade de Custos II987CC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Empresas industriais: Formas de fabrico, Produção conjunta. Centros de custo e custos diferenciados. A contabilidade de gestão: introdução ao controlo orçamental, O orçamento e os desvios orçamentais. Custos Básicos, Orçamentados e Padrão: Sistemas de utilização dos custos básicos, Sistemas de utilização dos custos padrão, Apuramento do custo industrial, Os desvios e sua interpretação. Custo baseado em actividades: Modelo conceptual, Estratégia de implementação do ABC.
Conteúdos Programáticos:
1 – Empresas Industriais
1.1 - Regimes de fabrico
1.2 - Apuramento do Custo de Produção
1.3 - Produção conjunta
1.4 - Produtos defeituosos
1.5 – Construção de folhas de cálculo
2 – Custos Básicos, Orçamentados e Padrão
2.1 - Sistemas e Utilização dos custos básicos
2.2 - Sistemas e Utilização dos custos padrão
2.3 - Apuramento do custo industrial
2.4 - Os desvios e sua interpretação
2.5 – O controlo orçamental
3 – ABC – Activity Based Costing
3.1 - Modelo conceptual
3.2 - Estratégia de implementação do ABC
3.3 – Análise das actividades
3.4 – A forma de imputação
3.5 – Construção de uma folha de cálculo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Parte I - permite conhecer as empresas industriais e métodos de fabrico por forma a conhecer a importância e efeitos da utilização dos diferentes métodos de custeio e a problemática de valorização da produção conjunta e da produção de defeituosa.
Parte II - permite conhecer um orçamento, nomeadamente calcular custo industrial dos produtos, através do custo orçamentado e padrão, bem como a análise dos desvios face ao orçamento e propondo soluções.
Parte III - Permite compreender Custo Baseado em actividades, compreendendo a utilização dos cost pools e cost drivers e a forma de imputação de custos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são teórico-práticas, complementando-se a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua integra três componentes: 2 testes intermédios (40%+40%) e um trabalho (20%); exige-se uma nota mínima de 8 valores em qualquer um dos testes realizados, ou o aluno não poderá ser aprovado em avaliação contínua. Em alternativa, os alunos serão avaliados através de exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de técnicas específicos em contabilidade de custos, seja a sua aplicação à resolução de problemas. Os alunos são convidados a intervir, a ilustrar - com a apresentação de casos reais que sejam do seu conhecimento.
Bibliografia:
Pereira, Carlos Caiano / Franco, Victor Seara (1996) - Contabilidade Analítica, (6ª Ed.), Lisboa, Ed. dos autores
Caiado, António Campos Pires (1997) - Contabilidade de Gestão , Lisboa,Ed. Visilis
Caiado, António Campos Pires (2020) - Contabilidade Analítica e de Gestão, (9ªEd.) , Ed. Areas Editora
Brison, A.(1989) - Contabilidade por Actividades, Atlas Editora - S. Paulo
Varios autores (2015) - Temas de Contabilidade de Gestão 4ª Edição (2015) - Livros Horizonte