Unidade Curricular: | Código: | ||
Contabilidade de Custos II | 987CC2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Empresas industriais: Formas de fabrico, Produção conjunta. Centros de custo e custos diferenciados. A contabilidade de gestão: introdução ao controlo orçamental, O orçamento e os desvios orçamentais. Custos Básicos, Orçamentados e Padrão: Sistemas de utilização dos custos básicos, Sistemas de utilização dos custos padrão, Apuramento do custo industrial, Os desvios e sua interpretação. Custo baseado em actividades: Modelo conceptual, Estratégia de implementação do ABC. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 – Empresas Industriais 1.1 - Regimes de fabrico 1.2 - Apuramento do Custo de Produção 1.3 - Produção conjunta 1.4 - Produtos defeituosos 1.5 – Construção de folhas de cálculo 2 – Custos Básicos, Orçamentados e Padrão 2.1 - Sistemas e Utilização dos custos básicos 2.2 - Sistemas e Utilização dos custos padrão 2.3 - Apuramento do custo industrial 2.4 - Os desvios e sua interpretação 2.5 – O controlo orçamental 3 – ABC – Activity Based Costing 3.1 - Modelo conceptual 3.2 - Estratégia de implementação do ABC 3.3 – Análise das actividades 3.4 – A forma de imputação 3.5 – Construção de uma folha de cálculo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Parte I - permite conhecer as empresas industriais e métodos de fabrico por forma a conhecer a importância e efeitos da utilização dos diferentes métodos de custeio e a problemática de valorização da produção conjunta e da produção de defeituosa. Parte II - permite conhecer um orçamento, nomeadamente calcular custo industrial dos produtos, através do custo orçamentado e padrão, bem como a análise dos desvios face ao orçamento e propondo soluções. Parte III - Permite compreender Custo Baseado em actividades, compreendendo a utilização dos cost pools e cost drivers e a forma de imputação de custos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas são teórico-práticas, complementando-se a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua integra três componentes: 2 testes intermédios (40%+40%) e um trabalho (20%); exige-se uma nota mínima de 8 valores em qualquer um dos testes realizados, ou o aluno não poderá ser aprovado em avaliação contínua. Em alternativa, os alunos serão avaliados através de exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de técnicas específicos em contabilidade de custos, seja a sua aplicação à resolução de problemas. Os alunos são convidados a intervir, a ilustrar - com a apresentação de casos reais que sejam do seu conhecimento. | |||
Bibliografia: | |||
Pereira, Carlos Caiano / Franco, Victor Seara (1996) - Contabilidade Analítica, (6ª Ed.), Lisboa, Ed. dos autores Caiado, António Campos Pires (1997) - Contabilidade de Gestão , Lisboa,Ed. Visilis Caiado, António Campos Pires (2020) - Contabilidade Analítica e de Gestão, (9ªEd.) , Ed. Areas Editora Brison, A.(1989) - Contabilidade por Actividades, Atlas Editora - S. Paulo Varios autores (2015) - Temas de Contabilidade de Gestão 4ª Edição (2015) - Livros Horizonte |