Unidade Curricular:Código:
Análise de Mercados1175AMER
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos: Permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional futura, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados.
Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.
Conteúdos Programáticos:
Definições e Função da investigação pesquisa e análise de mercados.
Medição e Escalas de Medição.
Os Questionários.
A Amostragem.
A Análise de Dados em SPSS
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo o objectivo primordial permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua actividade profissional futura, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados. Os pontos do programa:
1. Definições e Função da investigação pesquisa e análise de mercados 2. Medição e Escalas de Medição. 3. Os Questionários. 4. A Amostragem.
5. A Análise de Dados em SPSS.
Permitem atingir plenamente esse objetivo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua (1 teste, 60%) e a componente prática: estudo de mercado (40%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e Práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Recolha dos dados para o projecto Final Análise dos dados no programa SPSS Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos pra poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, N. (2019) Marketing Research, Prentice Hall.
Pereira, Alexandre, Patricio, Teresa (2013) SPSS - Guia Prático de Utilização, Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia (8ª Edição)
Docente (* Responsável):
Gustavo Benevides (gustavo@ufp.edu.pt)