Unidade Curricular:Código:
Sistemas de Informação, Modelos Decisionais e Gestão da Qualidade811SIMD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Sistemas de Informação, Modelos Decisionais e Gestão da Qualidade, tem como objectivo levar os alunos abordar os respectivos conceitos, nos seus mais variados aspectos, desde a aquisição/armazenamento de dados, até à utilização dos sistemas de informação no posicionamento e planeamento estratégico, num contexto de Gestão da Qualidade, usando como base neste caso a normativa ISO, etc.
Além da abordagem teórica, pretende-se que os alunos reflictam na aplicação prática dos conceitos estudados, isto é na sua adequação às organizações e empresas (alunos trabalhadores) ou identificação de casos práticos onde a aplicação desses conceitos se tenha revelado meritória.
Por fim, colocar-se-á ênfase na natureza mutati mutandis dos Sistemas de Informação e Modelos Decisionais e Gestão da Qualidade, quer em termos teóricos, quer nas suas aplicações práticas, tanto ao nível as organizações como ao nível grupal como individual.
Conteúdos Programáticos:
1 Introdução
O ambiente organizacional em termos de incerteza
Modelos de tomada de decisão
A importância da informação na tomada de decisão
O papel central dos SI na gestão actual
SI no planeamento estratégico
2 Dados Inform. à Metainformação
Dados vs Inform. vs Conhecimento
Fontes de dados e inform.
Qualidade normalização e integridade da inform.
Segurança gestão e acessos e encriptação
Metadados (Standard Dublin Core, Thesaurus, Social bookmarking, Folksonomias, etc.)
Aspectos éticos e legais da recolha e uso de dados e informação
3 Enquadramento dos principais tipos de SI
3.1 SI de suporte aos processos das organizações
3.2 Internet das pessoas
3.3 Internet das coisas
4 Sistema de Gestão da Qualidade ISO
ISO 9000 Sistema de Gestão da Qualidade
ISO10013 Directrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade
ISO 15489-1:2001 Informação e documentação - Gestão de Registos
ISO - 17799 - Security techniques -- Code of practice
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina pela sua natureza seminal, visa a complexidade de temáticas relacionadas com o uso de TIC’s e a Gestão da Qualidade, privilegia-se um enquadramento global em detrimento de uma visão mais restritiva ou técnica.
Obedecendo a esta filosofia, podem dividir-se os conteúdos em quatro tópicos.:
1) A informação como recurso da organização, onde serão tratados os principais tópicos relacionados com a informação e o seu uso, gestão e manutenção (segurança, fontes e metadados, aspectos legais e éticos, etc).
2) Os sistemas da informação numa perspetiva endógena às organizações.
3) Será mencionada a Web das pessoas e das coisas (Web 2.0 e 3.0).
4) As normas ISO relacionadas com a Gestão da Qualidade
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Dois trabalhos individuais (90%, 45% cada) Avaliação contínua (10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tratando-se de uma disciplina seminal, opta-se tanto quanto possível por uma abordagem didática participativa em que são elencados os temas a abordar e com a participação (orientada) dos alunos são explicitados os principais: tópicos, conceitos, práticas, vantagens, desvantagens, etc. Sempre que possível serão convidados especialistas das áreas versadas no programa para partilharem conhecimento e experiências.
Bibliografia:
Valacich J. e Christoph Schneider C. (2013) Information Systems Today: Managing in the Digital World, New York, Prentice Hall
Stair R. and Reynolds G. (2011), Fundamentals of Information Systems, Boston, Course Technology, Cengage Learning
Swain Scheps, S. (2008). Business Intelligence For Dummies Business & Personal Finance. Indianapolis. Wiley Publishing.
Francis Buttle, F. (2008). Customer Relationship Management, Oxford, Elsevier
Docente (* Responsável):
Fernando Bandeira (fband@ufp.edu.pt)