Unidade Curricular: | Código: | ||
Responsabilidade Social e Ética de Gestão | 877RSET | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências Empresariais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Reconhecer a importância da RS e da Ética em Gestão no contexto empresarial; identificar os principais instrumentos de RSE e os principais valores norteadores de práticas éticas em contexto empresarial; conhecer os princípios da sua aplicação. Preparar os estudantes para promoverem e integrarem os conceitos de responsabilidade social e de ética empresarial nos sistemas de gestão de uma organização. Nesta unidade curricular serão também trabalhadas as seguintes competências gerais/transversais: - capacidade para trabalhar em grupo; autonomia no processo de aprendizagem; capacidade para resolver problemas; capacidade de análise, síntese e aplicação crítica de conhecimentos; capacidade de adaptação a situações novas; raciocínio Crítico; capacidade de Organização e de Planeamento; capacidade de Gestão da Informação (aquisição, filtragem, análise); capacidade para tomar decisões; capacidade de Comunicação Oral e Escrita; desenvolvimento de Relações interpessoais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Responsabilidade Social I.1. Definição I.2 Responsabilidade Social e desenvolvimento sustentável I.3 Responsabilidade Social em contexto empresarial (RSE) I.4 Envolvimento das partes interessadas 1.5 Reporte da RSE e práticas orientadas para a Sustentabilidade I.6 Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial II. Ética de Gestão II.1. Definição geral de ética II.2. Ética na área da gestão: Interacção entre os indivíduos, as organizações e a sociedade numa perspetiva ética II.3. Comportamentos éticos dos líderes II.4. Comportamentos éticos dos colaboradores II.5 Códigos de ética | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Responsabilidade Social e de Ética aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os correspondentes instrumentos e ferramentas de implementação prática. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos individuais e/ou de grupo e de um teste individual. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nesta unidade curricular pretende-se explorar a temática da Responsabilidade Social e Ética na Gestão das organizações, bem como a forma como estes conceitos surgiram e evoluíram no tempo até aos dias de hoje. A componente de Responsabilidade Social empresarial (RSE) começa por explorar a definição de RSE e a sua relação com o Desenvolvimento Sustentável. São focadas as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE. bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação e integração no sistema de gestão global. A componente da Ética explora as noções de cultura empresarial e de participação na vida das empresas e os critérios de identificação e promoção de climas empresariais éticos, bem como de comportamentos éticos, tanto dentro das empresas, como na sua relação com a sociedade. | |||
Bibliografia: | |||
- Lynn, A. (2021). Why “Doing Well by Doing Good” Went Wrong: Getting Beyond “Good Ethics Pays”. Academy of Management Review 46(3)512–533 - Alfaro, Y. (2018). Effect of Business Ethics for Business Success. Talent Development & Excellence, 10(2)13-19 - Graham, K. et al (2020). Egoistic norms, organizational identification, and the perceived ethicality of unethical pro-organizational behavior: A moral maturation perspective. Human Relations, 73(9) 1249–1277 - Martins, F. (2020). Virtude, Finanças e Caráter no Contexto da Ética Empresarial: Uma Revisão Sistemática. Revista Gestão e Planejamento, 21, 698-714 - EC (2019) Towards a sustainable Europe by 2030 - Batista AAS, Francisco AC. (2018). Organizational sustainability practices: A study of the firms listed by the Corporate Sustainability Index. Sustainability - ISO (2018). ISO 26000 and the SDGs - KPMG (2020) International Survey of CR Reporting - SDG Compass. Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios |