Unidade Curricular:Código:
Responsabilidade Social e Ética de Gestão811RSET
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer a importância da RS e da Ética em Gestão no contexto empresarial; identificar os principais instrumentos de RSE e os principais valores norteadores de práticas éticas em contexto empresarial; conhecer os princípios da sua aplicação. Preparar os estudantes para promoverem e integrarem os conceitos de responsabilidade social e de ética empresarial nos sistemas de gestão de uma organização.
Nesta unidade curricular serão também trabalhadas as seguintes competências gerais/transversais: - capacidade para trabalhar em grupo; autonomia no processo de aprendizagem; capacidade para resolver problemas; capacidade de análise, síntese e aplicação crítica de conhecimentos; capacidade de adaptação a situações novas; raciocínio Crítico; capacidade de Organização e de Planeamento; capacidade de Gestão da Informação (aquisição, filtragem, análise); capacidade para tomar decisões; capacidade de Comunicação Oral e Escrita; desenvolvimento de Relações interpessoais.
Conteúdos Programáticos:
(Prof. Ana Fonseca)
I. Responsabilidade Social
I.1. Definição
I.2 Responsabilidade Social e desenvolvimento sustentável
I.3 Responsabilidade Social em contexto empresarial (RSE)
I.4 Envolvimento das partes interessadas
I.5. Instrumentos de Responsabilidade Social Empresarial
I.6 Casos de Estudo
(Prof. Teresa Toldy)
II. Ética e Cidadania Corporativa
II.1. Definição geral de ética e de cidadania corporativa
II.2. Comportamento dos líderes, cidadania corporativa e códigos de ética
II.3. Condições institucionais para uma cidadania corporativa
II.4. Dimensões internas da cidadania corporativa
II.5. Dimensões externas da cidadania corporativa
II.6. Cidadania corporativa e envolvimento cívico nas/das organizações: interacção entre os indivíduos, as organizações e a sociedade numa perspetiva ética
II.7. Cidadania corporativa global
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordados permitem a aquisição de conhecimentos relativos aos conceitos de Responsabilidade Social e de ética aplicados ao nível de uma organização/empresa, bem como o contacto com os instrumentos de RSE mais frequentemente aplicados na prática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, bem como debates temáticos e reflexões críticas.
A avaliação desta unidade curricular realiza-se de forma contínua durante as aulas teórico-práticas, através da realização de trabalhos de grupo e de um teste individual.
O cálculo da nota final é feito ponderando a nota do teste individual em 60%, e os trabalhos de grupo em 40%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nesta unidade curricular pretende-se explorar os conceitos de Ética, Cidadania Corporativa e Responsabilidade Social, bem como a forma como estes dois últimos surgiram e evoluíram no tempo até aos dias de hoje. A componente da ética e da cidadania corporativa explora as noções de cultura empresarial e de participação na vida das empresas e os critérios de identificação e promoção de climas empresariais éticos, bem como de comportamentos éticos, tanto dentro das empresas, como na sua relação com a sociedade. Por fim, analisa-se o impacto das empresas, como “cidadãs”, à escala global. A componente de Responsabilidade Social empresarial (RSE) explora as motivações e as dificuldades da aplicação prática da RSE, bem como os instrumentos de que as empresas dispõem para a sua implementação e integração no sistema de gestão global. Finalmente são estudados os principais referenciais normativos aplicáveis à RSE, com o objetivo de potenciar a capacidade de os alunos promoverem na prática a integração do conceito de RSE nos sistemas de gestão.
Bibliografia:
CCE (2002). Corporate Social Responsibility - A Business Contribution to Sustainable Development.
CCE (2003). Responsible entrepreneurship
CCE (2011). A renewed EU strategy 2011-14 for Corporate Social Responsibility.
Hollender, J. (2010). The responsibility revolution: how the next generation of business will win. Jossey-Bass. San Francisco.
Rebelo, G. (2010), “Ética nos negócios e responsabilidade social”. In: Dirigir: a revista para chefias e quadros, nº 111 (Jul-Set 2010), pp. 41-44.
Rego, A. et al. (2009), “Dez bússolas de apoio à liderança ética”. In: Dirigir: a revista para chefias e quadros, nº 107 (Julho-Setembro 2009), pp. 22-24.
Yunus, M. (2008).Criar um mundo sem pobreza:o negócio social e o futuro do capitalismo. Lisboa: Difel.
Vargas, R. (2005). Os meios justificam os fins: gestão baseada em valores: da ética individual à ética empresarial. Lisboa: Gradiva.
Docente (* Responsável):
Ana Fonseca (afonseca@ufp.edu.pt)
Teresa Toldy (toldy@ufp.edu.pt)