Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação811PCNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A Unidade Curricular visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre conflito, negociação e mediação, com o intuito de possibilitar a resolução construtiva de conflitos em diferentes níveis organizacionais.
Apresenta-se um conjunto de técnicas de intervenção em gestão de conflitos, com o sentido de desenvolver no aluno as seguintes competências:
1) Adquirir capacidade de compreensão sobre conflito, gestão construtiva do mesmo, negociação e mediação;
2) Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação;
3) Identificar e problematizar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos, em distintos âmbitos;
4) Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos;
5) Demonstrar uma atitude crítica e autocrítica;
6) Revelar capacidade de comunicação oral e escrita;
7) Recolher e organizar informação, seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo.
Conteúdos Programáticos:
Análise do conflito organizacional. Conceito, abordagens e tipologias.
Competências de gestão construtiva de conflitos nas organizações.
A negociação nas organizações. Conceito e características da negociação.
Factores estruturais da negociação. Estratégias e tácticas de negociação em organizações.
Processos cognitivos na negociação e na mediação em organizações.
A mediação laboral.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Módulo I é alvo de exposição descritiva e organizativa em aulas teórico-práticas e os seus conteúdos são ainda explorados em orientações tutoriais que permitam aos alunos organizarem leituras e sistematizarem conhecimentos específicos dentro de variados contextos de intervenção nas organizações.
O Módulo II passa por exposição teórica sobre a gestão construtiva de conflitos e por exercícios de treino de competências práticas e de dinâmica grupal que desenvolvam a postura adequada à gestão de conflitos em equipas de trabalho e organizações.
O Módulo III passa por exposição teórica dos conceitos principais sobre negociação e pelo desenvolvimento de competências práticas em simulações negociais.

O Módulo IV explora os principais processos cognitivos presentes na negociação e mediação.
O Módulo V passa por exposição teórica sobre a mediação e a mediação laboral, assim como a apresentação das competências práticas envolvidas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, demonstrativa e interativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir alguns conhecimentos que facilitem uma percepção global sobre a gestão construtiva de conflitos, a negociação e a mediação nas organizações.
Para obter aprovação a esta unidade curricular o aluno terá de garantir o cumprimento dos ECTS de contacto previstos para a disciplina.
O sistema de avaliação passa por realização de prova escrita para avaliação de conhecimentos teóricos (peso de 80% para a nota final).
A avaliação prática passará pelos alunos realizarem um trabalho (revisão da literatura e análise de caso prático, com peso de 10%) e ter-se-á também em consideração a execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, a pontualidade, a assiduidade e a percentagem de assistência às aulas nos termos do regulamento pedagógico (peso 10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação nas organizações e no mundo do trabalho. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam seleccionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos. Procura-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática, aplicado a problemas reais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para uma atitude crítica e autocrítica.
Bibliografia:
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. Porto: Asa, 2ª edição.
Cunha, P. e Leitão, S. (2016). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Edições UFP, 3ª edição.
Jaca, L. M. & Díaz, F.J.M. (2005). Gestión del Conflicto, Negociación y Mediación. Madrid: Pirámide.
Mastenbroek, W. (1991). Development of Negotiating Skills. In V. A. Kremenyuk. International Negotiation: Analysis, Approaches, Issues. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Pruitt, D. G. & Carnevale, P. J. (1993). Negotiation in Social Conflict. Buckingham: Open University Press.
Serrano, G. & Rodríguez, D. (1993). Negociación en las Organizaciones. Madrid: Eudema.
Docente (* Responsável):
Luís Santos (lsantos@ufp.edu.pt)