Unidade Curricular:Código:
Métodos Quantitativos em Gestão987MTG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender a importância dos métodos quantitativos aplicados à gestão na tomada de decisão em diferentes áreas, como seja produção, marketing, investimento, escalonamento, transportes ou afetação. Representar um sistema real num modelo de programação linear; obter soluções para o modelo; extrair informação dos modelos no apoio o processo de tomada de decisão usado nas empresas. Identificar e abordar de forma estruturada problemas de decisão; construir modelos de problemas de decisão; identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas.
Conteúdos Programáticos:
1 Programação Linear
1.1 Formulação matemática e propriedades do modelo
1.2 Resolução gráfica
1.3 Resolução em excel/lindo
1.4 Análise de sensibilidade e dualidade
1.5 Problemas particulares de PL
1.5.1 Problema de transportes (algoritmo "stepping stone")
1.5.2 Problema de afetação (algoritmo Húngaro)
2 Análise de decisão
2.1 Tomada de decisão determinística
2.2 Tomada de decisão com probabilidades
2.2.1 Critérios de decisão
2.2.2 Valor esperado da informação perfeita
2.2.3 Árvores de decisão
2.3 Tomada de decisão com informação adicional
2.4 Utilidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 Programação Linear. Permite representar matematicamente problemas reais, através de programação linear. Para a resolução do problema é usado o método gráfico e a ferramenta Solver do MS Excel. A interpretação da solução do problema é acompanhada por uma análise de dualidade e de sensibilidade aos parâmetros. Permite reconhecer e resolver problemas de transportes e afetação, através da apresentação da sua estrutura, formulação e resolução (método stepping and stone e método húngaro, respetivamente), bem como da interpretação dos resultados.
2 Análise de decisão: Permite reconhecer e resolver problemas de decisão em condições de incerteza quanto a acontecimentos futuros.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e uso de software. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua consiste em 2 testes intermédios (40%+40%) e 1 trabalho (20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de técnicas específicos em gestão, seja a sua aplicação à resolução de problemas. Para permitir a análise de problemas realistas, os quais são tipicamente de elevada dimensão, recorre-se a meios informáticos para resolver os modelos, por forma a que os estudantes se foquem na interpretação nos resultados.
Bibliografia:
Hill, M. M. e Santos, M. M. (2015). Investigação Operacional, Volume I, Programação Linear, 3/e. Lisboa: Edições Sílabo.
Hill, M. M., Santos, M. M. e Monteiro, A. L. (2015). Investigação Operacional, Volume 3, Transportes, Afetação e Otimização em Redes, 2/e. Lisboa: Edições Sílabo.
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2019). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 6/e. Boston: McGraw Hill.
Lawrence, John A. and Pasternack, Barry Alan (2002). Applied Management Science: a computer-integrated approach for decision making, 2/e. New York : John Wiley & Sons .
Taha, H. A. (2017). Operations Research: An Introduction, 10/e. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Taylor III, B. W. (2016). Introduction to Management Science, 12/e. New Jersey: Pearson.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)