Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico877MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoCiências Empresariais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade de Metodologia do Trabalho Científico visa levar o aluno a:
a) Identificar claramente as etapas do processo de investigação científica;
b) Conhecer/diferenciar alguns tipos de investigação científica;
c)Desenvolver competências na escrita crítica relativa à leitura de um artigo científico;
d) Conhecer algumas das principais técnicas de tratamento e recolha de dados;
e) Desenvolver competências no contexto da estruturação de uma apresentação de um tópico;
f) Perceber a importância dos conhecimentos anteriores para o planeamento e o desenvolvimento de uma investigação científica.
Conteúdos Programáticos:
1. O Processo de Pesquisa
2. Métodos qualitativos
3. Métodos quantitativos
4. Formulação do Problema
5. Design da pesquisa
5.1 Pesquisa exploratória
5.2 Pesquisa descritiva
5.3 Pesquisa causal
6. Métodos de recolha de dados
6.1 Questionário
6.2 Entrevista
6.3 Grupo de discussão
6.4 Observação
7. Amostragem
7.1 Amostras probabilísticas
7.2 Amostras não probabilísticas
8. Recolha de dados
9. Análise de dados
9.1 Análise quantitativa
9.2 Análise qualitativa
10. Relatório de pesquisa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
DESCRIÇÃO
Metodologia (1,5 ECTS)
OBJETIVO: Conhecer/diferenciar alguns tipos de investigação científica.
DESCRIÇÃO
II. Etapas de uma Investigação científica (1,5 ECTS)
OBJETIVOS: Identificar claramente as etapas do processo de investigação científica;
Desenvolver competências na escrita crítica relativa à leitura de um artigo científico;
Conhecer algumas das principais técnicas de tratamento e recolha de dados.
DESCRIÇÃO
III. Estrutura, escrita, aspetos formais e defesa de um trabalho científico (1 ECTS)
OBJETIVOS: Desenvolver competências no contexto da estruturação de uma apresentação de um tópico; Perceber a importância deste ponto para o planeamento e o desenvolvimento de uma investigação científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método ativo, em que se conjugará uma vertente expositiva com a mais prática e de aplicação aos estudos dos alunos de mestrado.
Desenvolvimento da proposta de dissertação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A vertente expositiva permite alcançar os objetivos a), b) e d), que combinada com a aplicação prática (realização de fichas de leitura, redação de um pequeno texto crítico e elaboração e apresentação de uma apresentação relativa a uma determinada temática) ajudará também a alcançar os objetivos c) e e).
Bibliografia:
Bazley, P. (2008). Qualitative Data Analysis with NVivo. London: Sage Publications..
Churchill G. e Brown T. (2004) Basic Marketing Research, Fifth Edition, Thomson South-Western
Flick, U. (Ed.). (2014). The Sage Handbook of Qualitative Data Analysis. Thousand Oaks, California: Sage Publications. Sage Publications.
Fortin, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta
Guerra, I. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Principia.
Malhotra; N. et al., (2005) Introdução à Pesquisa de Marketing, Prentice Hall,
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (1999). Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
Mason, J. (2002). Qualitative Researching. London: Sage Publications.
McDaniel, C. e Gates, R. (2004) Pesquisa de Marketing, Pioneira Thomson Learning
Yin, R. K. (2011). Qualitative Research from Start to Finish. New York: The Guilford Press.
Docente (* Responsável):
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt)