Unidade Curricular:Código:
Métodos Quantitativos e Contabilidade para Gestores811MQCG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos: Compreender a importância da previsão na tomada de decisão e aplicar métodos quantitativos de previsão básicos. Compreender a importância da programação linear como ferramenta de gestão. Compreender o processo contabilístico como prática de gestão. Compreender e operacionalizar conceitos e principais instrumentos e técnicas de análise financeira para elaboração do diagnóstico da situação económico-financeira das empresas.
Competências: aquisição de conhecimentos e ferramentas específicas de métodos quantitativos de previsão e de programação linear; reconhecer a contabilidade como parte do processo de gestão; aquisição de conhecimentos e técnicas específicas de análise financeira; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Métodos quantitativos para gestores: Métodos quantitativos de previsão (regressão linear simples, médias móveis, método de alisamento exponencial); programação linear. Contabilidade para gestores: conceitos básicos de contabilidade (enquadramento legal em Portugal, principais demonstrações financeiras); análise económico-financeira (análise de equilíbrio financeiro e de rentabilidade).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 Métodos quantitativos de previsão. Permite compreender a importância da previsão, através da apresentação da sua natureza, abrangência e metodologia. Permite a aplicação de métodos através do estudo de casos.
2 Programação linear. Permite compreender a aplicabilidade da programação lienar através da identificação das variáveis de decisão, objetivo e restrições do problema, bem como da interpretação da solução.
3 Conceitos básicos de contabilidade. Permite compreender o processo contabilístico através do seu enquadramento nas normas portuguesas (Sistema de Normalização Contabilística – SNC).
4 Análise económico-financeira. Permite elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira, através do cálculo e interpretação crítica de diversos rácios e indicadores.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo computacional. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação contínua consiste em 2 trabalhos (50%+50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de técnicas específicas em gestão, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Borges, A., Rodrigues, A. e Rodrigues, R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral, 26ª Edição. Lisboa: Areas Editora.
Caiado, J. (2016). Métodos de Previsão em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo.
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2014). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 5th Ed. New York: McGraw Hill.
Neves, J. (2014). Análise e Relato Financeiro – Uma Visão Integrada de Gestão, 7ª Ed. Lisboa: Texto Editores.
Sistema de Normalização Contabilístico. Aprovado pelo Decreto-Lei nº 158/2009 de 13 de julho e legislação complementar.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)