Unidade Curricular:Código:
Mercados e Produtos Financeiros987MPFI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender a evolução e funcionamento dos mercados financeiros. Reconhecer a sua relevância e articulação com os sistemas económicos e política económica. Conhecer os principais instrumentos financeiros e sua utilização no âmbito da gestão do risco financeiro.
Competências: aquisição de conhecimentos económicos específicos; análise e síntese; gestão de informação; formulação de problemas; comunicação interdisciplinar; aplicação de conhecimentos; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
1. Mercados Financeiros
2. Moeda e sistemas monetários: tipos e funções da moeda; determinantes da procura de moeda; agregados de oferta monetária; emissão secundaria de moeda; evolução dos sistemas monetários.
3. Instituições financeiras: classificação institucional e funcional; modelo de supervisão português.
4. Banco Central e Oferta de Moeda: emissão primária de moeda; taxa diretora, reserva legal e operações em mercado aberto; a função de lender of last resort; política monetária, inflação e crescimento.
5. Produtos Financeiros: valor de uma ação, risco sistémico e não sistémico; risco, liquidez e rentabilidade; índices de referência e praças financeiras; index trading.
6. Princípios de análise técnica: hipótese da teoria do mercado eficiente; charting e análise técnica; linhas de suporte e de resistência; médias móveis; a teoria de Dow.
7. Derivados e gestão do risco: contratos forward; contratos de futuros; swaps; opções.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular objectiva a compreensão da relevância e do funcionamento dos mercados financeiros, percebendo a sua articulação com os sistemas económicos e política económica. Assim, são dados a conhecer os principais instrumentos financeiros, os princípios básicos de análise técnica, e a utilização dos derivados no âmbito da gestão do risco financeiro. A articulação dos mercados financeiros com os sistemas económicos é analisada ao nível do exercício da política monetária e dos impactos das disfuncionalidades dos mercados financeiros na economia real.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino combina a exposição teórica com a apresentação de conceitos inerentes à análise técnica e cálculos relativos ao mercado de derivados. Procura-se a utilização de exemplos práticos e análise gráfica, designadamente ao nível do charting e do mercado de derivados. A avaliação de competências é aferida com base na realização de 2 testes intermédios (50%+50%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada combina a apresentação expositiva de conteúdos, com análise gráfica e cálculo. Nos itens 1 a 4, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e à teoria económica. Nos itens 5 a 7, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e cálculo. Em qualquer um dos itens programáticos os alunos são conduzidos na resolução de exercícios. Para além da resolução de problemas, a aplicação prática dos conhecimentos é igualmente estabelecida por recurso a exemplos atuais relacionados com os mercados financeiros e crise económico-financeira.
Bibliografia:
Cavalcante, F. e Misumi, J. (2003). “Mercado de Capitais.” R.J.: Campus.
Grinblatt, M. e Titman, S. (2005). “Mercados Financeiros & Estratégia Corporativa”. Porto Alegre: Bookman.
Investopedia: Financial Markets; Dow Theory; Market Index; Index trading; Derivatives; [online]
Krugman, P. (2013). “Acabem com esta crise”. Barcarena: Presença.
Levi, M. (1996) “International finance: markets and financial management”. NY: McGraw-Hill.
Matos, J. (1992). “Finanças Internacionais”. Lisboa: Presença.
Jacquillat, B. e Solnik, B. (198.) Mercados financeiros. Porto: Rés.
Pinho, C. e Tavares, S. (2012). Análise financeira e mercados. Lisboa: Áreas.
Quelhas, J. M. (1996). “Sobre a Evolução Recente do Sistema Financeiro“ Boletim de Ciências Económicas. Vol. 39 Coimbra.
Roubini, N. (2010). Economia de Crise. Alfragide: D. Quixote.
“Technical analysis”. [Online] Available from: https://www.mrao.cam.ac.uk/~mph/Technical_Analysis.pdf
[Informação disponibilizada na plataforma.]
Docente (* Responsável):
Luísa Vasconcelos (lvasc@ufp.edu.pt)