Unidade Curricular: | Código: | ||
Macroeconomia | 987MAC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A UC tem como objetivo observar como a forma as variáveis macroeconómicas fundamentais se relacionam, utilizar métodos diferenciados de mensurar o produto nacional, e compreender a dinâmica de funcionamento do modelo AD-AS. Pretende-se que no final da lecionação os alunos sejam capazes de compreender a fundamentação clássica e keynesiana da abordagem dos mercados de bens e serviços, monetário e do trabalho e de estabelecer uma análise critica dos principais efeitos da política macroeconómica. No âmbito do desenvolvimento de competências, destaque para: aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; análise, síntese e gestão de informação; resolução de problemas em macroeconomia; capacidade de comunicação interdisciplinar; construção de argumentação complexa com dados de suporte; trabalho autónomo; capacidade de análise de dados fundamentais da economia portuguesa e europeia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
00. Introdução – conceitos, objetivos e problemas da Macroeconomia 1. Contabilidade Nacional 1.1. O circuito económico 1.2. Identidades Fundamentais 1.2.1. Óptica do Produto 1.2.2. Óptica do Rendimento 1.2.3. Óptica da Despesa 2. As curvas da Procura e da Oferta Agregada 2.1. Procura e oferta agregadas 2.2. Os determinantes da procura agregada 2.3. Os determinantes da oferta agregada 2.4. Movimentos das curvas e ao longo das curvas 3. A Macroeconomia na perspectiva clássica 3.1. Análise às suas premissas de base 3.2. O mercado de bens e serviços 3.3. O mercado de trabalho 3.4. O mercado do capital 4. A Macroeconomia na perspetiva keynesiana 4.1. As funções consumo e poupança 4.2. A função investimento 4.3 O sector Estado 4.4 O sector externo 4.5 O equilíbrio no mercado real 4.6 Os efeitos multiplicadores das variáveis de política económica 5. Conclusões | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspetivas clássica e keynesiana. Inicia com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédia ou exame final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada combina a apresentação expositiva de conteúdos, com desenho e análise gráfica e dedução analítica de modelos. Nos itens 1 a 3, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e cálculo de agregados. Nos item 4, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e dedução analítica de multiplicadores. Em qualquer um dos itens programáticos os alunos são conduzidos na resolução de exercícios. Para além da resolução de problemas, a aplicação prática dos conhecimentos é igualmente estabelecida através do recurso a exemplificações do andamento atual da macroeconomia dos Estados, com referencia particular para as economias europeia e portuguesa. | |||
Bibliografia: | |||
Dornbusch, R. e Fischer, S. (1994). “Macroeconomia”. Boston: McGraw-Hill. Erbschloe, M. (2017). "Principles of Macroeconomics". Salem Press Encyclopedia. [B-on] Krugman, P. e Wells, R. (2018). "Economics", 5/e. NY: Worth Publishers. McDonald, J. F (2022). "Rethinking Macroeconomics. A History of economic thought perspective." NY: Routledge. Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). “Economics.” Hampshire: Cengage Learning. Mankiw, N. G. (2008). “Introdução à Economia.” S. Paulo: Cengage Learning. Pinho, M. (2018). “Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada.” Lisboa: Sílabo. Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2005). “Macroeconomia.” Lisboa: McGraw Hill Pereira, P. T. e Afonso, A. e Arcanjo, M. e Santos, J.C. (2016 ). "Economia e Finanças Públicas", 5/e. Lisboa: Escolar Editora. Pinho, M. (2018 ). "Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada", 2/e. Lisboa: Edições Sílabo. Samuelson, P. and Nordhaus, D. (2011). "Economics", 19/e. NY: McGraw Hill. |