Unidade Curricular:Código:
Macroeconomia987MAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender os problemas e objectivos da análise macroeconómica. Compreender a mensuração conducente às principais grandezas macroeconómicas. Conhecer a fundamentação e entendimento clássico e keynesiano da macroeconomia no âmbito dos mercados de bens e serviço, de capital e do trabalho. Desenvolver competências que permitam estabelecer uma análise critica fundamentada de informação estatística e interpretação de orientações de políticas económica.
Competências a desenvolver: análise e síntese; aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; resolução de problemas; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
Introdução – conceitos, objectivos e problemas da Macroeconomia
1. A Macroeconomia e a Contabilidade Nacional
1.1. O circuito económico
1.2. Identidades Fundamentais
1.2.1. Óptica do Produto
1.2.2. Óptica do Rendimento
1.2.3. Óptica da Despesa
2. As curvas da Procura e da Oferta Agregada
2.1. Procura e oferta agregadas
2.2. Os determinantes da procura agregada
2.3. Os determinantes da oferta agregada
2.4. Movimentos das curvas e ao longo das curvas
3. A Macroeconomia na perspectiva clássica
3.1. Análise às suas premissas de base
3.2. O mercado de bens e serviços
3.3. O mercado de trabalho
3.4. O mercado do capital
3.5 O equilíbrio global
4. A Macroeconomia na perspectiva keynesiana
4.1. As funções consumo e poupança
4.2. A função investimento
4.3 O sector Estado
4.4 O sector externo
4.5 O equilíbrio no mercado real
4.6 Os efeitos multiplicadores das variáveis de política económica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspectivas clássica e keynesiana. Inicia com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa. A avaliação das competências é aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédios (50%+50%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada combina a apresentação expositiva de conteúdos, com desenho e análise gráfica e dedução analítica de modelos. Nos itens 1 a 3, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e cálculo de agregados. Nos item 4, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e dedução analítica de multiplicadores. Em qualquer um dos itens programáticos os alunos são conduzidos na resolução de exercícios. Para além da resolução de problemas, a aplicação prática dos conhecimentos é igualmente estabelecida através do recurso a exemplificações do andamento atual da macroeconomia dos Estados, com referencia particular para as economias europeia e portuguesa.
Bibliografia:
Dunnet, A. (1990). “Para compreender a economia”. Lisboa: Calouste Gulbenkian.
Dornbusch, R. e Fischer, S. (1994). “Macroeconomia”. Boston: McGraw-Hill.
Krugman, P. e Wells, R. (2014). “Introdução à Economia”, 3/e. Rio de Janeiro: Elsevier.
Krugman, P. e Wells, R. (2018). “Economics.” NY: Worth Publishers.
Mankiw, N. G. (2014). “Introdução à Economia.” São Paulo: Cengage Learning.
Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). “Economics.” Hampshire: Cengage Learning.
Pinho, M. (2018). “Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada.” Lisboa: Edições Sílabo.
Rossetti, J. P. (1990). “Introdução à Economia.” São Paulo: Atlas.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2005).“Macroeconomia”. London: McGraw-Hill.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2011). “Economia.” Lisboa: McGraw Hill.
Santos, J., Pina, A., Braga, J. e Aubyn, M. (2016). “Macroeconomia.” Lisboa: Escolar Editora.
Silva, J.C. (2011). “Macroeconomia”. Lisboa: Verlag Dashofer.
Docente (* Responsável):
Luísa Vasconcelos (lvasc@ufp.edu.pt)