Unidade Curricular:Código:
Jogos de Gestão: Economia para a Gestão e Finanças Empresariais877JGEG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A presente unidade curricular deverá possibilidade ao aluno abordar e saber como analisar algumas das principais decisões financeiras da empresa, nomeadamente a forma de avaliar os projetos de investimento.
A abordagem do modelo da procura e da oferta pretende constituir um exemplo de sustentação das decisões empresariais na teoria económica com o objetivo de procurar um referencial de análise consistente que identifique as relações causais entre decisões e resultados e permita prever em que circunstâncias é que uma determinada decisão produz um dado resultado.
A introdução de alguns conceitos da Economia para a Gestão e Finanças Empresariais tem por finalidade dotar os alunos das competências necessárias para as decisões que terão de tomar na utilização do programa de “Jogos de Gestão”, nomeadamente ao nível da gestão da oferta e da procura e financeira.
Conteúdos Programáticos:
1.Introdução à Economia para a Gestão
1.1. A Economia e as decisões empresariais
1.2. Modelos Económicos
1.2.1. O modelo da procura e da oferta
1.2.1.1. Descrição e representações do modelo
1.2.1.2. Utilização do modelo
2. Critérios de Avaliação de Investimentos reais
2.1. Exposição dos critérios
2.2. Exercícios de aplicação dos critérios
3. Jogos de Gestão
3.1 Gestão da procura e da oferta.
3.2 Gestão de operações.
3.3 Gestão de marketing.
3.4 Gestão financeira.
3.5 Gestão de recursos humanos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os dois primeiros capítulos do programa visam ajudar a alcançar os objetivos propostos para esta UC, nomeadamente a capacidade de avaliar financeiramente os projetos de investimento e a sustentação das decisões empresariais tendo por base um referencial de análise consistente (sustentado na teoria económica).
Os temas abordados no simulador de gestão corresponde às diferentes áreas de decisão comuns numa empresa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de um conjunto de 2 testes e de um Jogo de Gestão. O 1º teste incide sobre os dois primeiros pontos do programa da unidade curricular (com um peso de 40%), o 2º teste é relativo ao último capítulo do programa da unidade curricular (com um peso de 20%) e a classificação obtida no Jogo de Gestão assume um peso de 40%.
A média aritmética (ponderada pelos pesos atrás indicados) das classificações obtidas nesses elementos de avaliação ditará a classificação final do aluno à unidade curricular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende colocar em prática os conhecimentos de diferentes áreas da gestão empresarial, o simulador é a ferramenta mais adequada para atingir esse objectivo, sem descurar a necessidade de enquadramento inicial das temáticas a aplicar no simulador.
Bibliografia:
Mata, José. Economia da Empresa. 9ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Mota, António; Barroso, Clementina; Nunes, João e Ferreira, Miguel (2015). Finanças da Empresa. Teoria e Prática. 5ª Edição. Edições Sílabo. Lisboa.
Ross, S. A., Westerfield, R. W., Jordan, B.D. (2016). Essentials of Corporate Finance. 9thEdition. International Edition.
www. cesim.com
Docente (* Responsável):
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt)
Fátima Rocha (frocha@ufp.edu.pt)