Unidade Curricular:Código:
Gestão de Stocks987GSTK
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimentos e aptidões:
- Explicar a importância da gestão de stocks;
- Realizar a análise ABC e previsões da procura como fonte de informação para a gestão de stocks;
- Explicar o raciocínio subjacente à gestão económica de stocks;
- Calcular a quantidade ótima a encomendar no âmbito dos diferentes modelos;
- Medir os efeitos resultantes do afastamento da gestão económica de stocks;
- Reconhecer os tipos de incerteza relacionados com os stocks e a necessidade de modelos probabilísticos;
- Calcular o ponto de encomenda (modelos de revisão contínua) e o nível de enchimento (modelos de revisão periódica).
Competências adquiridas:
- Capacidade para participar ativa e eficazmente na gestão dos stocks das empresas;
- Capacidade de resolução de problemas;
- Capacidade de resumir e comunicar os resultados, oralmente e em relatórios de gestão;
- Capacidade de trabalhar autonomamente.
Conteúdos Programáticos:
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objetivos formulados:
1 Informação para a gestão de stocks
1.1 Importância da gestão de stocks
1.2 Tipos de stocks
1.3 Custos de operação
1.4 Análise ABC
1.5 Previsão da procura
2 Gestão económica de stocks: métodos para procura independente e determinística
2.1 Reposição instantânea sem e com rotura de stock
2.2 Reposição não instantânea sem e com rotura de stock
2.3 Entrega não imediata e ponto de encomenda
2.4 Descontos de quantidade
3 Gestão económica de stocks: métodos para procura independente e estocástica
3.1 Política de revisão contínua e ponto de encomenda
3.2 Política de revisão cíclica e nível de enchimento
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 Informação para a gestão de stocks. Permite discutir as razões para deter stocks, identificar as fontes de informação, descrever os custos de stocks, realizar a análise ABC, efetuar a previsão da procura
2 Quantidade económica: procura independente e determinística. Permite distinguir os métodos de gestão de stocks, identificar as situações de aplicação das diferentes versões do método, determinar a política ótima de encomenda (POE).
3 Quantidade económica: procura independente e probabilística. Permite reconhecer tipos de incerteza, determinar a POE com revisão contínua (ponto de encomenda) e revisão cíclica (nível de enchimento)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual, cálculo e análise gráfica. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão de stocks, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Carvalho, J. C. Eds. (2020). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 3ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Lopes, J., Pimentel, B., Pinto, J., Soares, J. e Nunes, S. (2020). Gestão da Produção e Operações. Lisboa, Escolar Editora .
Reis, R. L. (2010). Manual de Gestão de Stocks – Teoria e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Editorial Presença.
Taylor III, B. W. (2019). Introduction to Management Science, 13/e. New Jersey: Pearson.
Themido, I. H., Tavares L.V., Oliveira, R.C. e Correia, F.N. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal.
Waters, Donald (2003). Inventory Control and Management, 2nd Edition. West Sussex: John Wiley and Sons.
Vários autores. B-On. E.g. Nemtajela, N. and Mbohwa, C. (2016). "Inventory management models and their effects on uncertain demand," 2016 IEEE International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management (IEEM), Bali, 2016, pp. 1046-1049. doi: 10.1109/IEEM.2016.7798037.