Unidade Curricular:Código:
Gestão de Stocks987GSTK
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A UC tem como objetivo geral dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que possibilitem participar de uma forma ativa e eficiente na gestão dos stocks das empresas. Após a conclusão da disciplina, os alunos serão capazes de identificar e utilizar as fontes de informação para a gestão de stocks e de aplicar os diferentes métodos de gestão de stock no contexto apropriado.
Conteúdos Programáticos:
(1) Informação para a gestão de stocks: importância da gestão de stocks e tipos de stocks; custos de operação; análise ABC; previsão da procura. (2) Gestão económica de stocks: métodos para procura independente e determinística (Reposição instantânea sem e com rotura de stock, reposição não instantânea sem e com rotura de stock, entrega não imediata e ponto de encomenda, descontos de quantidade). (3) Gestão económica de stocks: métodos para procura independente e estocástica (política de revisão contínua e ponto de encomenda, política de revisão cíclica e nível de enchimento).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 Informação para a gestão de stocks. Permite discutir as razões para deter stocks, identificar as fontes de informação, descrever os custos de stocks, realizar a análise ABC, efetuar a previsão da procura
2 Quantidade económica: procura independente e determinística. Permite distinguir os métodos de gestão de stocks, identificar as situações de aplicação das diferentes versões do método, determinar a política ótima de encomenda (POE).
3 Quantidade económica: procura independente e probabilística. Permite reconhecer tipos de incerteza, determinar a POE com revisão contínua (stock de segurança) e revisão cíclica (nível de enchimento)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual, cálculo e análise gráfica. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão de stocks, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Carvalho, J. C. Eds. (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Reis, R. L. (2010). Manual de Gestão de Stocks – Teoria e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Editorial Presença.
Themido, I. H., Tavares L.V., Oliveira, R.C. e Correia, F.N. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal.
Waters, Donald (2003). Inventory Control and Management, 2nd Edition. West Sussex: John Wiley and Sons.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)