Unidade Curricular:Código:
Gestão de Produtos e Marcas: Planeamento e Marketing877GPM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A Unidade Curricular visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de produtos e marcas, incluindo o planeamento estratégico de marketing. Compreender o conceito de gestão de produto e marca; Compreender a importância estratégica da comunicação da marca e o seu papel no desenvolvimento da vantagem competitiva nas mentes do público-alvo; Compreender e aplicar o conceito de Brand Equity; Implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design; Saber como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.
Competências a desenvolver: seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo; Capacidade de análise e síntese; Capacidade para organizar e planear; Habilidades críticas e de autocrítica, Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Capacidade para aplicar na prática conhecimentos, Habilidades de investigação,
Conteúdos Programáticos:
1. A gestão de produto e a gestão de marca;
2. A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições;
3. Gestão estratégica de marcas;
4. O conceito de brand equity;
5. Modelos de avaliação de brand equity;
6. Métodos de articulação de corporate brand com o product brand;
7. Desenvolvimento e gestão de produtos;
8. Gestão de portfolio de produtos e marcas.
9. Planeamento de Marketing
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conteúdo “Gestão de Produto e Gestão de Marca” tem como objectivo dar a conhecer e diferenciar o conceito de Gestão de Produto e o conceito de Gestão de Marcas, dando a oportunidade de reconhecer as suas diferenças e papéis fundamentais na definição da estratégia empresarial. Os conteúdos programáticos “A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições” e “Gestão estratégica de marcas” relacionam-se com o objectivo de compreender a importância da estratégia da marca e do seu papel no desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentada. A marca surge neste contexto como um dos elementos da cultura organizacional, congregadora de esforços com os objectivos da instituição. O tema “O conceito de Brand Equity” relaciona-se com o objectivo estratégico de dominar, compreender e utilizar o conceito de Brand Equity. Este objectivo visa reconhecer a marca como um dos principais activos económicos das empresas no contexto actual. O tema “Modelos de avaliação de Brand Equit
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, demonstrativa e interativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir alguns conhecimentos que facilitem uma percepção global sobre a gestão de produtos e marcas. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos.
A avaliação das competências será aferida com base na realização de:
- Casos de estudo (30%)
- Recensão (20%)
- Paper (50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos relacionados com a Gestão de Produtos e Marcas. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design bem como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.
Bibliografia:
[1] AAKER, David (1991). Managing Brand Equity. New York: The Free Press.
[2] KELLER, Kevin Lane (2008). Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. 3ª Edicão. Pearson Prentice Hall.
[3] AAKER, David (2007). A. Construindo Marcas Fortes, Porto Alegre: Bookman.
[4] CLIFTON, Rita; Simmons, John (2010). O mundo das marcas. Lisboa: Ed. Actual Editora.
[5] KAPFERER, J.N. (2008). The New Strategic Brand Management – Creating and Sustaining Brand Equity Long Term. London: Kogan Page.
[6] LENCASTRE,P. (2005).O livro da marca. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)