Unidade Curricular:Código:
Gestão de Produtos e Marcas: Planeamento e Marketing811GPM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre Gestão de Produtos e Marcas e Planeamento de Marketing; demonstrar a integração das diversas temáticas abordadas fornecendo ferramentas para a sua aplicação prática. Finalmente, proporcionar os modelos e instrumentos que permitam ao aluno/a continuação da aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Competências a desenvolver: no final da unidade curricular o/a aluno/a deverá dominar os conhecimentos sobre esta temática de modo a poder aplicá-los na prática, quer ao nível da investigação, quer ao nível empresarial. Especificamente saber integrar conhecimentos no sentido de resolver problemas no âmbito desta temática. Desenvolver a capacidade para comunicar os seus conhecimentos em contacto académico e empresarial. E, finalmente manter a aprendizagem sobre Gestão de Produtos e Marcas e Planeamento de Marketing ao longo da vida, e desenvolver uma aplicação autónoma desta temática.
Conteúdos Programáticos:
1. A gestão de produto e a gestão de marca;
2. A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições;
3. Gestão estratégica de marcas;
4. O conceito de brand equity;
5. Modelos de avaliação de brand equity;
6. Métodos de articulação de corporate brand com o product brand;
7. Desenvolvimento e gestão de produtos;
8. Gestão de portfolio de produtos e marcas.
9. Planeamento de Marketing
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos desta unidade curricular percorrem uma perspetiva simultaneamente conceptual e instrumental. Os primeiros pontos dos conteúdos programáticos, sobre a gestão de produtos e marcas e sobre o conceito de brand equity, por exemplo, assumem um caracter mais conceptual. Pontos mais avançados, tais como os modelos de avaliação de brand equity, assumem-se essencialmente como ferramentas para aplicação prática nesta área.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, demonstrativa e interativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir alguns conhecimentos que facilitem uma percepção global sobre a gestão de produtos e marcas. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos.
A avaliação das competências será aferida com base na realização de um trabalho teorico-prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos relacionados com a Gestão de Produtos e Marcas. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design bem como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.
Bibliografia:
AAKER, D. (2014), AAKER on Branding: 20 Principles That Drive Success. NY: Morgan James Publishing.
KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall.
KOTLER, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual.
LINDSTROM, l. (2013). Brand sense. Gestão Plus.
MARQUES, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
WHEELER, A.. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons.