Unidade Curricular:Código:
Gestão de Pessoas e Competências987GPES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da gestão de pessoas;
- Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos e das (boas) práticas de gestão de pessoas através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
- Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
Tópico I - Trabalho, pessoas e organizações: Constrangimentos associados ao trabalho (e.g., riscos; burnout; mobbing); as funções psicológicas e sociológicas do trabalho; a gestão de pessoas em contexto dinâmico: a gestão de pessoas em diferentes Eras. A atual gestão de pessoas num mundo VICA.
Tópico II - Processos de gestão de pessoas: analisar o trabalho (descrição e análise de funções); recrutar, selecionar, acolher e integrar; estratégias de retenção de pessoas (as organizações autentizóticas); avaliar e gerir o desempenho; formar e desenvolver; desvincular (o outplacement).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tópico I: O aluno deverá ser capaz de analisar constrangimentos associados ao trabalho e as funções, psicológicas e sociológicas, que o trabalho desempenha na vida das pessoas. Nesse sentido, os conteúdos propostos abordam as situações ‘negativas’ no contexto de trabalho (e.g., acidentes, ansiedade, burnout, mobbing), mas, também, as funções positivas que ele apresenta (e.g., dar significado à vida das pessoas, promover o desenvolvimento de competências, fornecer estatuto e prestígio).
Tópico II: O aluno deverá identificar, caraterizar e discutir a importância de diferentes processos de gestão de pessoas. Nesse sentido, os conteúdos propostos são os seguintes: analisar o trabalho; recrutar, selecionar e integrar; gerir o desempenho; formar e desenvolver; desvincular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno adquira os conhecimentos teóricos relevantes sobre a temática e que, posteriormente, os aplique a casos práticos que poderão ocorrer na sua prática profissional futura.
Bibliografia:
[ ] Caetano, A (1997). Avaliação de Desempenho. Metáforas, Conceitos e Práticas. Lisboa: Editora RH.
[ ] Caetano, A., & Vala, J. (Eds.) (2002). Gestão de recursos humanos. Contextos, processos e técnicas. Lisboa: Editora RH.
[ ] Chiavenato, I. (Ed.) (1999). Gestão de pessoas. O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus.
[ ] Rego, A., Moreira, J. M., Felício, M. J., & Souto, S. (2003). As melhores organizações para trabalhar: um domínio específico de aplicação da responsabilidade social das empresas. Papeles de Ética, Economía y Dirección, 8.
[ ] Rego, A., & Souto, S. (2004). Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro. RAE, 44 (3), 30-43.
[ ] Salanova, Gracia, & Peiró (1996). Significado del trabajo y valores laborales. In J. M. Peiró & F. Prieto (Eds.), Tratado de psicología del trabajo. Vol. II, 35-63. Madrid: Editorial Síntesis, S.A.
Docente (* Responsável):
Cristina Pimentão (pimentao@ufp.edu.pt)