Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Operações e Logística | 987GOL | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimentos e aptidões: - Definir o âmbito da gestão de operações, identificar aspetos logísticos do funcionamento da empresa, e enquadrar a gestão logística na gestão da cadeia de abastecimento (CA); - Enquadrar a gestão de operações nas funções da empresa e reconhecer a sua importância para alcançar os objetivos estratégicos; - Identificar a estrutura de um problema de filas de espera, analisar e interpretar as medidas de desempenho do sistema; - Aplicar técnicas de planeamento de projetos; - Identificar e caracterizar as funções e atividades da logística; - Reconhecer a dinâmica da CA e as vantagens do planeamento agregado da CA; - Aplicar técnicas de análise de redes ao planeamento de transportes. Competências adquiridas: - Capacidade para participar ativa e eficazmente na gestão das operações e logística das empresas; - Capacidade de resolução de problemas; - Capacidade de resumir e comunicar os resultados, oralmente e em relatórios de gestão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 Introdução à Gestão de Operações e à Logística 1.1 Natureza e contexto da GO 1.2 Cadeia de abastecimento 1.3 Logística e gestão logística 2 Gestão das operações 2.1 Introdução à gestão das operações 2.2 Estratégia da operações e competitividade 2.3 Gestão dos serviços e das filas de espera 2.4 Planeamento e controlo de projetos 3 Gestão logística e da cadeia de abastecimento 3.1 Características, atributos e atividades logísticas 3.2 Gestão da cadeia de abastecimento (CA) 3.3 Planeamento agregado na CA 3.4 Gestão dos transportes na CA | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objetivos formulados, permitindo designadamente, no plano conceptual, compreender conceitos e utilizar linguagem relacionados com a gestão de operações, a logística e gestão da cadeia de abastecimento, e no plano das práticas, ser capaz de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (45%+45%) e trabalhos assíncronos (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão de operações e logística, seja a sua aplicação à resolução de problemas. | |||
Bibliografia: | |||
Carvalho, J. C. Eds. (2020). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 3/e. Lisboa: Edições Sílabo. CSCMP, Council of Supply Management Professionals (2013). Supply Chain Management: Terms and Glossary. Disponível online > Educate >> SCM Definitions and Glossary of Terms> Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2014). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 5th Ed. Boston: McGraw Hill. Jacobs R. F. and Chase, R. B. (2018). Operations and Supply Chain Management, 15/e. McGraw Hill. Lopes, J., Pimentel, B., Pinto, J., Soares, J. e Nunes, S. (2020). Gestão da Produção e Operações. Lisboa, Escolar Editora . Valadares Tavares, L.V., Correia, F.N., Themido, I. H. e Oliveira, R.C. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal. Taylor III, B. W. (2019). Introduction to Management Science, 13/e. New Jersey: Pearson. |