Unidade Curricular:Código:
Gestão de Operações e Logística987GOL
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos, no final da Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender conceitos e utilizar linguagem relacionados quer com a gestão de operações, quer com a logística e gestão da cadeia de abastecimento. No plano das práticas, pretende-se que os alunos sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.
Conteúdos Programáticos:
1 Introdução à Gestão de Operações e à Logística
1.1 Natureza e contexto da GO
1.2 Cadeia de abastecimento
1.3 Logística e gestão logística
2 Gestão das operações
2.1 Introdução à gestão das operações
2.1.1 Definição e importância
2.1.2 Processos de transformação
2.1.3 Bens vs. serviços
2.2 Estratégia da operações e competitividade
2.3 Gestão dos serviços e das filas de espera
2.3.1 Gestão de operações nos serviços
2.3.2 Elementos do sistema
2.3.3 Medidas de desempenho
2.3.4 Modelos básicos
2.4 Planeamento e controlo de projetos
2.4.1 Objetivos e tipos de decisão na gestão de projetos
2.4.2 Representação do projeto
2.4.3 Métodos de programação e controlo: CPM e PERT
3 Gestão logística e da cadeia de abastecimento
3.1 Características, atributos e atividades logísticas
3.2 Gestão da cadeia de abastecimento (CA)
3.3 Planeamento agregado na CA
3.4 Gestão dos transportes na CA
3.4.1 Sistemas de transportes
3.4.2 Planeamento de rotas
3.4.3 Incoterms
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 Introdução à Gestão de Operações e à Logística. Permitirá aos alunos definir o âmbito da gestão de operações, identificar aspetos logísticos do funcionamento da empresa, e enquadrar a gestão logística na gestão da cadeia de abastecimento.
2 Gestão das operações. Permitirá aos alunos enquadrar a gestão de operações nas funções da empresa e reconhecer a sua importância para alcançar os objetivos estratégicos, bem como, do ponto de vista da aplicação prática, aplicar técnicas de planeamento de operações e de projetos.
3 Logística e gestão da cadeia de abastecimento. Permitirá aos alunos identificar e caracterizar as funções e atividades da logística, os seus inputs e outputs, reconhecer a dinâmica da cadeia de abastecimento, bem como identificar os elementos e vantagens do planeamento agregado da CA. Do ponto de vista da aplicação prática, os alunos serão capazes de aplicar técnicas de planeamento de rotas de transportes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual e cálculo. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão de operações e logística, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Carvalho, J. C. Eds. (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, 2ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
CSCMP, Council of Supply Management Professionals (2013). Supply Chain Management: Terms and Glossary. Disponível online > Educate >> SCM Definitions and Glossary of Terms>
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2014). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 5th Ed. Boston: McGraw Hill.
Jacobs R. F. and Chase, R. B. (2017). Loose Leaf for Operations and Supply Chain Management 15th Edition, 15th ed. Boston: McGraw.
Menezes, L. (2009). Gestão de projetos, 3ª Ed.. São Paulo: Atlas.
Pires, S. (2016). Gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), 3ª Ed. São Paulo: Editorial atlas.
Valadares Tavares, L.V., Correia, F.N., Themido, I. H. e Oliveira, R.C. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)