Unidade Curricular:Código:
Globalização, Concorrência e Sustentabilidade877GLCS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os objectivo gerais desta unidade curricular são: dar a conhecer os conceitos centrais de Globalização no contexto empresarial; Realçar a interacção entre o meio envolvente e a empresa e fornecer ao alunos as ferramentas de auxílio à análise do meio envolvente e a compreensão sobre a sustentabilidade.
Conteúdos Programáticos:
1.Comércio Internacional
2.Globalização
2.1.O que é a globalização
2.2.Indústrias globais
2.3.Fases da globalização
2.4.Prós e contras da globalização
2.5.Globalização dos mercados e globalização da produção
2.6.Benefícios dos mercados globais
2.7.Relações entre globalização e crescimento do PIB
2.8.Efeitos da globalização
2.9.Comércio livre e globalização
3.Ambiente Internacional dos Negócios
3.1.Ambiente internacional dos negócios
4.Competitividade e Integração
4.1.Principais teorias da internacionalização
4.2.Níveis e efeitos da integração
4.3.Integração económica internacional: Organizações internacionais
4.4.Acordos comerciais preferenciais
4.5.Outras organizações internacionais
5.Estratégias de Negócios Internacionais
6.Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais
7.Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular, fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a análise crítica das questões centrais da globalização.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A Unidade Curricular faz apelo às metodologias qualitativas, nomeadamente, com recurso ao Estudo de Caso.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tendo em consideração os objetivos identificados, considera-se necessário adotar um processo de ensino-aprendizagem organizado em aulas teórico-práticas. Neste âmbito, para além da exposição e análise das temáticas inerentes à unidade curricular, recorre-se à realização de estudos de caso.
Bibliografia:
Maçães, M. R. (2018) Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática, 2ª Edição, Livraria Almedina/Actual, Coimbra.
Maçães, M. R. (2017), Estratégias e Processos de Internacionalização, Livraria Almedina/Actual, Coimbra.
Dunning, J. (1993). The Globalization of Business: The Challenge of the 1990s. London and New York: Routledge
Lemert, C., Elliott A., Chaffee, D., Hsu, E (2010) Globalization: A Reader. NY: Routledge
Morrison, J. (2011). The Global Business Environment: Meeting the Challenges. 3rd Edition. USA: Palgrave Wild, J. and Wild K. (2014), International Business: The Challenges of Globalization, Prentice Hall.
Krugman, P. R. and Obstfeld, M. (2014), International Economics: Theory & Policy, 8th Edition, Pearson Education.
Wortzel, H. and Wortzel, L. (1997), Strategic Management in a Global Economy, 3 Ed., John Wiley& Sons, Ltd.,New York.