Unidade Curricular:Código:
Gestão Financeira II987GF2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos: Entender e aplicar práticas e métodos de gestão financeira, nomeadamente aquelas relacionadas com planeamento financeiro, financiamento de empresas e política de dividendos.
Competências: Reconhecer a importância do planeamento financeiro e elaborar as demonstrações financeiras previsionais (ii) caracterizar as diferentes fontes de financeiamento (capitais próprios e alheios) aplicar conceitos de cálulo financeio para seleção da fonte de financiamento mais adequada (iii) caracterizar os tipos de política de distribuição de dividendos e compreender as suas implicações (iv) resoluçã
Conteúdos Programáticos:
Planeamento financeiro e mapas síntese: orçamento de tesouraria, orçamento financeiro e demonstrações financeiras previsionais. Financiamento das empresas: capitais próprios e capitais alheios. Política de dividendos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Parte I. Permite entender e aplicar práticas de planeamento financeiro através da (i) apresentação dos objetivos e bases do planeamento financeiro; (ii) articulação dos diferentes orçamentos de vendas, produção, aprovisionamentos, custos industriais e não industriais, investimentos e financiamento com vista à elaboração dos mapas síntese anuais.
Parte II. Permite entender e aplicar práticas de financiamento de empresas através da (i) distinção entre capitais próprios e alheios; (ii) identificação e caracterização das diferentes formas de financiamento; (iii) apresentação de conceitos de cálculo financeiro.
Parte III. Permite entender conceitos de distribuição de dividendos através de (i) uma abordagem à maximização do valor da empresa como referencial da tomada de decisões financeiras; (ii) análise do impacto da distribuição de dividendos no valor das empresas; (iii) apresentação dos principais tipos de políticas de dividendos, suas determinantes e implicações.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
2 testes (50%+50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em gestão financeira, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Bastos, César (2018). Finanças Empresariais - Teoria e prática, 2/ed. Lisboa, Edições Sílabo.
Matias, R. (2015). Cálculo Financeiro, Teoria e Prática, 5ª edição. Lisboa, Escolar Editora.
Mota, A., Barroso, C. Nunes, J., Oliveira, L., Ferreira, M. e Inácio, P. (2015). Finanças da Empresa – Teoria e Prática, 5ª Edição. Lisboa, Edições Sílabo.
Nabais, C. e Nabais, F. (2011). Prática Financeira II – Gestão Financeira - 4ª Edição Actualizada e Aumentada. Lisboa, Lidel.
Santos, L. e Laureano, R. (2006). Fundamentos e Aplicações do Cálculo Financeiro, 2ª Edição. Lisboa, Edições Sílabo.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)