Unidade Curricular:Código:
Gestão Financeira I987GF1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo fundamental desta unidade curricular consiste na obtenção de conhecimentos relativos a conceitos, principais instrumentos e técnicas de análise financeira. Estes permitirão a elaboração do diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa, nomeadamente no que respeita ao seu equilíbrio financeiro e à sua rentabilidade. Neste contexto, espera-se que o aluno venha a ser capaz de elaborar o diagnóstico sobre a situação económico-financeira de uma empresa.
Conteúdos Programáticos:
Finanças Empresariais / Instrumentos e Técnicas de Análise: Enquadramento na gestão das empresas, A informação contabilística e as suas limitações, Qualidade da informação contabilística, Preparação das demonstrações contabilísticas para a análise financeira – principais correcções, A Importância das informações extra-contabilísticas e de carácter qualitativo, Tipos e técnicas de análise.
Estudo do Equilíbrio Financeiro: A regra do equilíbrio financeiro mínimo, O fundo de maneio, Análise de Indicadores, Factores conducentes ao desequilíbrio financeiro, Diagnóstico da situação financeira de uma empresa.
Estudo da Rentabilidade: Conceitos, Principais elementos do estudo da rentabilidade, Tipos de rentabilidade, Indicadores de rentabilidade, Análise Integrada da rentabilidade (Análise DuPont).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Contextualizar a gestão financeira nas funções da empresa, definir o seu âmbito, reconhecer na contabilidade a principal fonte de informação e as suas limitações, efectuar correcções às demonstrações contabilísticas para efeitos de análise financeira, reconhecer a importância das informações extra-contabilísticas e construir mapas de mutação de valores do Balanço e Demonstração de Resultados ao longo de diversos anos.
Compreender o alcance da regra de equilíbrio financeiro mínimo, calcular as diferentes dimensões do fundo de maneio, entender o seu significado e como o reforçar, calcular rácios ou indicadores (liquidez, actividade e autonomia) e reconhecer as suas limitações e aferir acerca do equilíbrio financeiro de uma empresa e discutir as razões que conduzem ao seu desequilíbrio.
Calcular e interpretar as diferentes medidas de rentabilidade, elaborar a análise DuPont e identificar os contributos das áreas operacional, financeira e fiscal para a rentabilidade dos capitais próprios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino é de carácter explicativo e participativo e inclui a apresentação de conceitos, acompanhada de exemplos práticos, e a resolução e análise de casos práticos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 3 testes de avaliação intermédia (com uma ponderação de 30%, 45% e 25% na nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente prática da unidade curricular todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de casos práticos. A metodologia indicada permite que o aluno alcance os objectivos específicos enumerados, bem como competências gerais: (i) capacidade e autonomia para resolver problemas; (ii) capacidade de aplicar o conhecimento; (iii) capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo.
Bibliografia:
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E. e Neiva, J. (2016). Análise Financeira – Teoria e Prática, 4ª Edição, Lisboa, Edições Sílabo.
Nabais, C. A. F. e Nabais, F. C. (2011). Prática Financeira I – Análise Económica e Financeira. 6ª Edição, Lisboa, Lidel.
Neves, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro – Uma visão Integrada de Gestão. Lisboa, Texto Editora.
Docente (* Responsável):
Luisa Ribeiro (luisar@ufp.edu.pt)