Unidade Curricular:Código:
Gestão Estratégica e do Conhecimento Organizacional811GECO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Estudar os fundamentos da gestão estratégica e de conhecimento organizacional. Enquadrar a gestão de conhecimento com os objectivos estratégicos de uma organização, e com o sistema de informação. Elaborar sobre o recurso conhecimento, sistemas e meios digitais capazes de realizar a sua exploração, integrando os recursos humanos e práticas sociais. . Desenvolver nos estudantes uma compreensão profunda das estratégias organizacionais, analisando como estas são desenvolvidas, implementadas, controladas e revistas em função das imposições postas pelo ambiente empresarial interno e externo.
Conteúdos Programáticos:
Fundamentos da Gestão de Conhecimento; A sociedade da informação e do conhecimento; Tipos de conhecimento organizacional; Práticas de GC nas Organizações; memórias organizacionais; Estrategia Empresarial; Análise estratégica: compreender o ambiente de negócios; Escolha estratégica - desenvolvimento, avaliação e selecção da estratégia ; Implementação e controle da estratégia
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo uma disciplina de integração e aplicação de conhecimentos, pretende-se que os alunos compreendam o que é uma organização, como se desenvolve a estratégia no contexto da empresa e do mercado e suas principais teorias e escolas de pensamento. Estes objectivos estão devidamente tratados nos temas escolhidos para a leccionação da disciplina e aplicados na fase de gestão de projectos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua, incluindo:
- Testes Escritos, Trabalhos Práticos e Qualidade da Participação nas aulas e sessões tutoriais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudante é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
Dalkir, K. (2011). Knowledge Management in Theory and Practice, The MIT Press.
Johnson, G. and Scholes, K., and Whittington, R. (2008). Exploring Corporate Strategy: Text and Cases. (8th Ed.) London, Prentice-Hall.
Gouveia, L. (2016). Gestão do conhecimento. UFP.
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)
Luis Borges Gouveia (lmbg@ufp.edu.pt)