Unidade Curricular:Código:
Gestão e Controlo Orçamental987GCO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Partindo da definição e enquadramento da Gestão Orçamental no ciclo de planificação, são apresentadas as principais técnicas de elaboração e articulação dos diferentes orçamentos, bem como das demonstrações financeiras previsionais deles emergentes. É ainda enfatizada a importância da análise dos desvios, dentro dos princípios do controlo de gestão. No final, o aluno deverá ser capaz de elaborar o orçamento de uma empresa, as respetivas demonstrações financeiras previsionais, e calcular e analisar os desvios, propondo medidas corretivas.
Conteúdos Programáticos:
Dos conceitos de Empresa como Sistema, de Estrutura Organizacional, de Gestão e de Planeamento e Controlo chega-se aos de Sistema Orçamental e de Orçamentação e Controlo Orçamental. Com base na Previsão e na Informação, são elaborados os diferentes Orçamentos que, devidamente articulados, permitem a execução das Demonstrações Financeiras Previsionais, nomeadamente, o Orçamento de Tesouraria, o Orçamento Financeiro, o Balanço Previsional e a respectiva Demonstração dos Resultados, os quais irão permitir a Análise de Desvios dentro dos princípios do Controlo Orçamental.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Ser capaz de enquadrar a gestão orçamental no ciclo de planificação, bem como reconhecer a importância da estrutura organizacional e do estudo do meio envolvente para o sucesso das empresas. Reconhecer as limitações do controlo de gestão e as vantagens de novos sistemas de avaliação de desempenho das empresas, nomeadamente o Balanced Scorecard.
Compreender a importância das informações internas e do meio envolvente para a elaboração das previsões. Dominar a articulação e técnicas de elaboração dos orçamentos e das respectivas demonstrações financeiras previsionais. Adquirir competências com vista à elaboração de orçamentos anuais das empresas e as respectivas demonstrações financeiras previsionais.
Dominar os conceitos e princípios relacionados como o controlo de gestão, nomeadamente cálculo e análise de desvios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino é de carácter explicativo e participativo e inclui a apresentação de conceitos, acompanhada de exemplos práticos, e a resolução e análise de casos práticos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 testes de avaliação intermédia (com uma ponderação de 50% cada um na nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Com vista ao enquadramento da gestão orçamental no ciclo de planificação e a partir das definições de empresa como sistema e de estrutura organizacional são introduzidos conceitos sobre gestão, planeamento e controlo. É ainda abordada a evolução das suas funções e características sendo enfatizada a importância da estrutura organizacional e o estudo do meio envolvente. Depois de enquadrado o processo de controlo de gestão, bem com as suas limitações, são explicadas algumas das vantagens dos novos sistemas de avaliação de desempenho, nomeadamente do Balanced Scorecard, no que concerne ao facto de estes contemplarem dados qualitativos e os indicadores emergirem dos factores críticos de sucesso. O estudo do sistema orçamental passa pela apresentação da sua definição, explicação do seu enquadramento no ciclo da planificação e condições para a sua implementação. É apresentado o conceito e o conteúdo das previsões sendo explicada a importância da informação, quer interna, quer a relacionada com o meio envolvente, para a sua elaboração. Explicação e exemplificação do conteúdo e articulação dos principais orçamentos (vendas, produção, aprovisionamentos, gastos gerais, investimentos e financiamento), os quais vão permitir elaborar as demonstrações financeiras previsionais que, em conjunto, constituem o orçamento anual da empresa. Elaboração de vários casos práticos de orçamentos e respectivas demonstrações previsionais. Explicação da importância do controlo orçamental como forma de controlo de gestão e exemplificação, através de casos práticos, do cálculo e análise de desvios.
Bibliografia:
Caiado, A. C. P. (2015). Contabilidade Analítica e de Gestão. 8ª Edição, Lisboa, Áreas Editora.
Gama, A. P. (2012). Performance Empresarial - Conceito, Abordagens e Métodos de Avaliação. Porto, Porto Editora.
Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2015). O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores. 10ª Edição, Lisboa, Áreas Editora.
Docente (* Responsável):
Luisa Ribeiro (luisar@ufp.edu.pt)