Unidade Curricular:Código:
Estratégia Empresarial987ESEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos adquiram competências na tomada de decisão nas empresas ao nível da organização, planeamento, implementação e controlo.
Conteúdos Programáticos:
O planeamento estratégico.
Fases e ferramentas.
As estruturas organizacionais e a tomada de decisão.
A estratégia empresarial.
Segmentação e posicionamento.
O processo de decisão de compra do consumidor.
O marketing-mix: produto, preço, comunicação, distribuição.
A qualidade nos serviços.
O plano de negócios.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As ferramentas e conceitos abordados são posteriormente aplicados a casos e situações reais, pelo que vão permitir que o aluno ponha em prática os mesmos, de um modo similar à tomada de decisão empresarial.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínuo.
Casos de estudo: 20%
Trabalho final: 30%
Teste individual: 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As ferramentas e conceitos abordados são posteriormente aplicados a casos e situações reais, pelo que vão permitir que o aluno ponha em prática os mesmos, de um modo similar à tomada de decisão empresarial.
Bibliografia:
Ferreira, M.P., Santos, J. C., Reis, N. e Marques, T., Gestão Empresarial, Ed. Lidel, 2ª Edição, 2010
Serra, F., Ferreira, M., Torres, M. e Torres, A. Gestão Estratégica Conceitos e Prática, Ed. Lidel, 2012
Teixeira, S. Gestão das Organizações, McGraw Hill, 2ª Ed. 2005
Cohen, William A., The Marketing Plan, Second Edition, John Wiley & Sons, Inc., 1998
Guiltinan, Paul & Madden, Marketing, Strategies and Programs, McGraw Hill, 1997
Docente (* Responsável):
Ana Salazar (aks@ufp.edu.pt)