Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia987EDEO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
(i) Saber definir ética, moral e deontologia.
(ii) Desenvolver um raciocínio moral autónomo e responsável.
(iii) Saber identificar os diversos tipos de responsabilidades éticas atinentes às organizações.
(iv)) Saber identificar os principais aspectos éticos envolvidos na cultura organizacional.
(v) Comprovar capacidade de resolução de problemas ético-deontológicos no âmbito profissional e cívico, e de constituir e fundamentar uma argumentação própria.
(vi) Mostrar capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes.
(vii) Desenvolver competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Conteúdos Programáticos:
(Prof. Teresa Toldy)
1. Basic concepts to develop an ethical reasoning: 1. Definition of ethics; 2. Definition of deontology; 3. The “golden rule of ethics”; 4. Solidarity and notion of “common good”.
II. Enquadramento da responsabilidade ética nas responsabilidades das organizações: 1. Responsabilidade económica; 2. Responsabilidade legal; 3. Responsabilidade ética; 4. Responsabilidade social
(Prof. António Cardoso)
III. Cultura organizacional e ética: 1. Lideranças éticas; 2. Colaboradores éticos; 3. Estado, responsabilidade ética e bem comum.
IV. Códigos de ética e de conduta: 1. Motivações; 2. Conteúdos; 3. Eficácia; 4. Exemplos de códigos de ética.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
I: os conteúdos programáticos fornecem conhecimentos básicos de ética e deontologia e da relação e distinção entre ética e moral. São ainda fornecidos conhecimentos relacionados com a ética ao nível pessoal, interpessoal e social, o que facilita o desenvolvimento de um raciocínio autónomo e responsável.
II: os conteúdos programáticos visam enquadrar a responsabilidade ética nas responsabilidades das organizações através da apresentação de modelos de articulação e ordenação das mesmas.
III: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos no âmbito da cultura organizacional e da sua relação com a ética, identificando líderes, colaboradores e sociedades éticas.
IV: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos e exemplos de códigos de ética empresarial, facilitando a aquisição de competências para a resolução de dilemas éticos, a recolha de informação e a apreciação crítica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (50%) sobre os capítulos I e II dos conteúdos programáticos, na resolução de um caso na área da deontologia profissional: 30%, na realização de um trabalho individual de recensão de um texto sobre os capítulos III e IV dos conteúdos programáticos: 20%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Parte I: Exposição teórica do conceito de ética, deontologia e moral. Explicação da relação e distinção entre ética e moral. Apresentação dos círculos de raciocínio ético, na perspectiva de Paul Ricoeur: raciocínio pessoal, inter-pessoal e social. Explanação do conceito de justiça de John Rawls, como pano de fundo para uma ética empresarial (a ética empresarial no contexto de um raciocínio económico ético). Os estudantes fazem leituras individuais sobre o tema. Estas são discutidas em sala de aula. Parte II: Exposição teórica da pirâmide de Carroll, com o objectivo de levar os alunos a compreenderem a existência de várias responsabilidades empresariais, bem como a sua articulação e hierarquização. Debate em torno da validade do modelo e discussão de modelos alternativos. Os alunos fazem uma recensão crítica individual sobre responsabilidade ética empresarial. Parte III: Exposição teórica e analítica dos elementos constitutivos de culturas organizacionais, bem como dos líderes e colaboradores desejáveis do ponto de vista ético, à luz do conceito de “cidadania organizacional” e de “comportamentos extra-papel”. Exposição aberta a debate sobre a responsabilidade ética do Estado e a noção de bem comum. Os estudantes fazem um exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na parte I, II e III. Parte IV: Apresentação de códigos de ética empresarial através de exemplos de códigos de empresas. Estudos de caso: os estudantes analisam em grupo uma situação em contexto empresarial tentando solucioná-la à luz dos conhecimentos adquiridos na área da ética empresarial.
Bibliografia:
Fidalgo, A. (2014). Ética Mínima. Gradiva: Lisboa
Moreira, J.M. (2008).A contas com a ética empresarial. Cascais: Principia.
Passos, E. (2004).Ética nas Organizações. São Paulo: Atlas
Rebelo, G. (2010), “Ética nos negócios e responsabilidade social”. In: Dirigir: a revista para chefias e quadros, nº 111 (Jul-Set 2010), pp. 41-44. Disponível on-line: http://www.iefp.pt/iefp/publicacoes/Dirigir/Documents/2010/DIRIGIR_111.pdf
Rego, A. et al.(2009),“Dez bússolas de apoio à liderança ética”. In: Dirigir: a revista para chefias e quadros, nº 107 (Julho-Setembro 2009), pp. 22-24. Disponível on-line: http://www.iefp.pt/iefp/publicacoes/Dirigir/Documents/2009/DIRIGIR_107.pdf
Srour, R.H.(2009).Ética Empresarial: A Gestão da Reputação. Rio de Janeiro: Campus.
Vargas, R.(2005).Os meios justificam os fins: gestão baseada em valores: da ética individual à ética empresarial. Lx: Gradiva.
Docente (* Responsável):
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt)
Teresa Toldy (toldy@ufp.edu.pt)