Unidade Curricular:Código:
Comércio Internacional e Globalização987CITG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Analisar os conceitos centrais de comércio internacional e globalização;
(ii) Aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam compreender a importância das trocas e mercados internacionais no contexto da globalização
(iii) Fomentar a análise crítica.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos fundamentais para a compreensão do comércio internacional no contexto da globalização
O comércio internacional no contexto da globalização. Os mercados internacionais e a internacionalização
A comunicação nas negociações internacionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a análise crítica das questões centrais das trocas internacionais no contexto da globalização.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Discussão de Estudos de Caso/ Teste
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tendo em consideração os objetivos identificados, considera-se necessário adotar um processo de ensino-aprendizagem organizado em aulas teórico-práticas. Neste âmbito, para além da exposição e análise das temáticas inerentes à unidade curricular, recorre-se à realização de estudos de caso.
Bibliografia:
Maçães, M. (2018). Manual de Gestão Moderna. Lisboa. Conjuntura Actual Editora.
Morrison, Janet (2011). The global business environment: meeting the challenges. Basingstoke : Palgrave Macmillan.
Morrison, J. (2017). The Global Business Environment. Challenges. and Responsibilities UK: Palgrave Macmillan.
Docente (* Responsável):
Carla Pinto Cardoso (ccardoso@ufp.edu.pt)