Unidade Curricular:Código:
Contabilidade Geral II987CG2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Os objectivos fundamentais desta unidade curricular, implícitos nos temas a abordar, são a obtenção de uma adequada formação que permita a compreensão das áreas temáticas da Contabilidade Financeira e a percepção da importância da informação contabilística no processo de decisão. No final o aluno deverá ser capaz de contabilizar factos que envolvam todas as classes do Sistema de Normalização Contabilístico, bem como dominar os conceitos, os critérios de reconhecimento e mensuração, o âmbito e as informações a divulgar no Anexo para cada caso.
Conteúdos Programáticos:
A importância da informação contabilística. A harmonização contabilística – influência das normas do IASB. O objectivo, os pressupostos fundamentais e os elementos das demonstrações contabilísticas. Os princípios e as políticas contabilísticas. Estudo detalhado do normativo nacional por áreas temáticas.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dominar os conceitos, critérios de reconhecimento e de mensuração, âmbito, contabilização, apresentação e divulgação de factos relativos a Caixa e Depósitos Bancários; Compras de Bens e Serviços e Outras Operações com Fornecedores; Gastos e Operações com o Pessoal; Vendas de Bens e Serviços e Outras Operações com Clientes; Investimentos em Activos Intangíveis, Fixos Tangíveis e Propriedades de Investimento; Investimentos Financeiros Temporários e Permanentes; IVA; Passivos (de Financiamento e Contingentes) e Capital Próprio.
Identificar divergências entre a lei fiscal e a lei contabilística. Elaborar o apuramento dos resultados; contabilizar e calcular pagamentos por conta, retenções na fonte, imposto do período e impostos diferidos.
Principais organismos internacionais que emanam normas de contabilidade e sua importância para a harmonização contabilística internacional. Conhecer as bases de elaboração e modelos das principais demonstrações financeiras.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino é de carácter explicativo e participativo e inclui a apresentação de conceitos, acompanhada de exemplos práticos, e a resolução e análise de casos práticos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 3 testes de avaliação intermédia (com uma ponderação de 1/3 cada um na nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez expostos e exemplificados os conceitos, critérios de reconhecimento e de mensuração, bem como a apresentação e divulgação são resolvidos vários casos práticos de contabilização de factos relacionados com Caixa e Depósitos Bancários; Compras de Bens e Serviços e Outras Operações com Fornecedores; Gastos e Operações com o Pessoal; Vendas de Bens e Serviços e Outras Operações com Clientes; Investimentos em Activos Intangíveis, Fixos Tangíveis e Propriedades de Investimento; Investimentos Financeiros Temporários e Permanentes; IVA; Passivos (de Financiamento e Contingentes) e Capital Próprio. Os conceitos relacionados com o apuramento dos resultados, os pagamentos por conta e as retenções na fonte, o cálculo do imposto do período e dos impostos diferidos são apresentados e exemplificados tendo por base o preceituado no SNC e no Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC). A sua operacionalização é feita através de casos práticos. São apresentados os principais organismos internacionais que emanam normas de contabilidade, nomeadamente o International Accounting Standards Board (IASB), União Europeia, o Financial Accounting Standards Board (FASB) e a Securities and Exchange Commission (SEC), bem como algumas das normas do IASB e a sua importância para a harmonização contabilística internacional. Identificam-se os principais objectivos das demonstrações financeiras, seus pressupostos fundamentais, bases e modelos para a sua elaboração e apresentam-se as principais demonstrações financeiras do SNC. Esta metodologia permite alcançar os objectivos específicos enumerados e cumulativamente que aos alunos atinjam como competências gerais: (i) Capacidade e autonomia para resolver problemas; (ii) Capacidade de aplicar o conhecimento e (iii) Capacidade de trabalhar autonomamente e em grupo.
Bibliografia:
Borges, A., Rodrigues, A. e Rodrigues, R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral. 26ª Edição, Lisboa, Áreas Editora.
Costa, C. B. e Alves, G. C. (2014). Contabilidade Financeira. 9ª Edição, Lisboa, Rei dos Livros.
Rodrigues, J. (2017). Sistema de Normalização Contabilística – SNC Explicado. 6ª Edição, Porto, Porto Editora.
Docente (* Responsável):
Luisa Ribeiro (luisar@ufp.edu.pt)