Unidade Curricular:Código:
Cálculo Financeiro987CFIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Cálculo Financeiro, como suporte Matemático na área financeira, pretende munir os alunos dos instrumentos necessários para uma correcta análise das diferentes formas de financiamento e de aplicação financeira.
Conteúdos Programáticos:
CP1 e CP2. Conceitos Matemáticos de base e Conceitos relevantes do Cálculo Financeiro. Taxas de juros nominais versus efetivas. CP3. e CP4. Regimes de Capitalização: regimes de juro simples (simples e dito simples) e regime de juro composto. CP5. A equivalência de capitais. CP6. As Rendas: noção e aplicações. CP7. Amortização de Empréstimos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 e CP2. Objetivos - Compreender: o âmbito de operação financeira e o significado das variáveis tempo, capital e juro; a importância do valor temporal do dinheiro; a diferença entre taxas nominais/efetivas e proporcionais /equivalentes. CP3. e CP4. Objetivos -Compreender os 3 regimes de capitalização (fórmula geral de capitalização e dos juros periódicos e totais). CP5.Objetivos - Compreender a importância da regra de ouro do cálculo financeiro. CP6.Objetivos -Compreender quando é que um conjunto de capitais pode ser considerado renda, calcular o valor atual e acumulado de uma renda; classificar rendas CP7. Objetivos - Compreender os conceitos de prestação, amortização de capital, juro, prazo de carência e de diferimento, elaborar quadros de amortização em sistema Francês, de Amortizações Constantes e sistema Americano.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva acompanhada de exemplos práticos de aplicação dos conceitos teóricos. Resolução de um conjunto alargado de exercícios para a consolidação dos conteúdos abordados.
Avaliação contínua composta pela realização de 2 testes: Teste 1 - avaliação de CP1.,CP2,CP3 e CP4 e Teste 2 - avaliação de CP5,CP6 e CP7 (com um peso de 50% cada).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC.
Bibliografia:
[1] Matias, Rogério. (2018) Cálculo Financeiro. Teoria e Prática. 5ª Edição. Escolar Editora.
[2] Laureano, R. e Santos, L. (2011). Fundamentos do Cálculo Financeiro. Edições Silabo.
[3] Nicolau, I. e Rodrigues, J.A. (2010). Elementos de Cálculo Financeiro. 9ª Edição. Áreas Editora.
Docente (* Responsável):
Fátima Rocha (frocha@ufp.edu.pt)