Unidade Curricular:Código:
Comunicação Empresarial811CEMP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Compreender a natureza, tipos e formas de comunicação institucional;
- Compreender o carácter estratégico da comunicação institucional na gestão das organizações;
- Dominar as variáveis de gestão de imagem e marca corporativa;
- Obter competência para operar os diferentes tipos de comunicação institucional;
- Saber utilizar os instrumentos e técnicas de comunicação ao serviço da promoção e desenvolvimento institucional.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Comunicação empresarial
1.1 Definição
1.2 Conceitos adjacentes
1.3 Fundamentos teóricos
1.4 A integração nas organizações
1.5 Comunicação empresarial e comunicação integrada
2. Comunicação estratégica
2.1 Teoria da comunicação
2.2 Formulação de estratégia
3. Temas de especialização da comunicação empresarial
3.1 Auditoria de comunicação
3.2 Assessoria de imprensa
3.3 Comunicação de crise
3.4 Stakeholders engagement
3.5 Relações com a comunidade e responsabilidade social
3.6 Publicidade
3.7 Comunicação de marketing
3.8 O plano de comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino: Aulas teóricas, teórico-práticas e tutoriais
Avaliação: Teste e trabalhos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Smith, Ronald. (2008). Strategic Planning for Public Relations. Lawrence Erbaum Associates ISBN-13: 978-0415506762
Lattimore, et al. (2012) Public Relations. From Theory to Practice. McGrawHill. ISBN-13: 978-0073512051
Cornelissen, J. (2011). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE. ISBN: 9781446241899
Argenti, P. (2012). Corporate Communication. McGrawHill. ISBN-13: 9780073403175
Docente (* Responsável):
Sofia Gaio (sgaio@ufp.edu.pt)