Unidade Curricular:Código:
Contabilidade de Custos II987CC2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Empresas industriais: Formas de fabrico, Produção conjunta. Centros de custo e custos diferenciados. Custos Básicos, Orçamentados e Padrão: Sistemas de utilização dos custos básicos, Sistemas de utilização dos custos padrão, Apuramento do custo industrial, Os desvios e sua interpretação. Custo baseado em actividades: Modelo conceptual, Estratégia de implementação do ABC. A contabilidade de gestão: introdução ao controlo orçamental, O orçamento e os desvios orçamentais.
Conteúdos Programáticos:
1 – Empresas Industriais
1.1 - Regimes de fabrico
1.2 - Apuramento do Custo de Produção
1.3 - Produção conjunta
1.4 - Produtos defeituosos
1.5 – Construção de folhas de cálculo
2 – Custos Básicos, Orçamentados e Padrão
2.1 - Sistemas e Utilização dos custos básicos
2.2 - Sistemas e Utilização dos custos padrão
2.3 - Apuramento do custo industrial
2.4 - Os desvios e sua interpretação
2.5 – O controlo orçamental
3 – ABC – Activity Based Costing
3.1 - Modelo conceptual
3.2 - Estratégia de implementação do ABC
3.3 – Análise das actividades
3.4 – A forma de imputação
3.5 – Construção de uma folha de cálculo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Parte I - permite conhecer as empresas industriais e métodos de fabrico por forma a conhecer a importância e efeitos da utilização dos diferentes métodos de custeio e a problemática de valorização da produção conjunta e da produção de defeituosa.
Parte II - permite conhecer um orçamento, nomeadamente calcular custo industrial dos produtos, através do custo orçamentado e padrão, bem como a análise dos desvios face ao orçamento e propondo soluções.
Parte III - Permite compreender Custo Baseado em actividades, compreendendo a utilização dos cost pools e cost drivers e a forma de imputação de custos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios e um trabalho (40%+50%+10%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de técnicas específicos em contabilidade de custos, seja a sua aplicação à resolução de problemas. Os alunos são convidados a intervir, a ilustrar - com a apresentação de casos reais que sejam do seu conhecimento.
Bibliografia:
Pereira, Carlos Caiano / Franco, Victor Seara (1996) - Contabilidade Analítica, (6ª Ed.), Lisboa, Ed. dos autores
Caiado, António Campos Pires (1997) - Contabilidade de Gestão , Lisboa,Ed. Visilis
Caiado, António Campos Pires (2015) - Contabilidade Analítica e de Gestão, (8ªEd.) , Ed. Areas Editora
Brison, A.(1989) - Contabilidade por Actividades, Atlas Editora - S. Paulo
Varios autores (2010) - Temas de Contabilidade de Gestão 3ª Edição (2010) - Livros Horizonte
Docente (* Responsável):
Graça Videira (gvideira@ufp.edu.pt)