Unidade Curricular:Código:
Contabilidade de Custos I987CC1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências Empresariais7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
O mecanismo da decisão estratégica. Introdução ao estudo da Contabilidade de Custos. O custo nas empresas. O ponto crítico das vendas. A imputação de custos: Coeficientes de imputação e bases de imputação. A técnica de imputação. As contas na Contabilidade de Custos. Normalização contabilística, Os planos de contabilidade na Contabilidade de Custos, Método monista e dualista, movimentação das contas, critérios de avaliação das mercadorias nos balanços. Custos de produção: O custo industrial, sistemas de custeio, regimes de fabrico, Apuramento do custo de produção.
Conteúdos Programáticos:
1 – O mecanismo da decisão estratégica
2 – Introdução ao estudo da Contabilidade de Custos
3 – As Contas da Contabilidade de Custos
4 – A imputação de Custos
5 – Custos de produção
5.1 – O custo industrial dos produtos
5.2 – Sistemas de custeio
5.3 – Regimes de fabrico
5.4 – Apuramento dos custos de produção
5.5- Método das secções
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Parte I - permite a compreensão do mecanismo da decisão estratégica e utilização da informação (interna e externa),reconhecimento da importância da informação contabilística na formação de opinião para a tomada de decisão.
Parte II - permite conhecer os custos nas empresas, nomeadamente o custo industrial dos produtos. Permite caracterizar os tipos de custos nas empresas.
Parte III - Permite compreender os critérios de normalização e a ligação existente entre a contabilidade geral e a contabilidade de custos.
Parte IV - Permite conhecer a importância e efeitos da utilização dos diferentes métodos de custeio e utilizar as técnicas adequadas de imputação de custos industriais.
Parte V - permite compreender os conceitos de Centro de Custo e a utilização de cálculos e imputação dos custos das secções auxiliares.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios e um trabalho (40%+50%+10%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de técnicas específicos em contabilidade de custos, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Brison, A.(1989) - Contabilidade por Actividades, Atlas Editora - S. Paulo
Turban, E, e Arrison, J.E. (1998) “Decission Support systesm and inteligent systems” (5ª Ed.) Prentice Hall, Englewood Clifs
Caiado, António Campos Pires (1997) - Contabilidade de Gestão , Lisboa,Ed. Visilis
Caiado, António Campos Pires (2015) - Contabilidade Analítica e de Gestão "(8ªEd.) , Ed. Areas Editora
Pereira, Carlos Caiano / Franco, Victor Seara (1996) - Contabilidade Analítica, (6ª Ed.), Lisboa, Ed. dos autores
Jordan, Hugues Neves, João Carcalho e Rodrigues, José Azevedo (1990) “O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores” (2º Ed.) Rei dos Livros, Lisboa
Jordan, Hugues Neves, João Carvalho e Rodrigues, José Azevedo (2011) “O controlo de gestão ao serviço da estratégia e dos gestores” (9º Ed.) Areas Editora, Lisboa
Docente (* Responsável):
Graça Videira (gvideira@ufp.edu.pt)