Unidade Curricular:Código:
Métodos Quantitativos e Contabilidade para Gestores811MQCG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Parte A: Compreender a importância da previsão na tomada de decisão, aplicar métodos quantitativos de previsão a séries de vendas e selecionar o método mais adequado. Compreender a importância da programação linear como ferramenta de gestão, identificar situações nas quais a técnica pode ser aplicada, resolver problemas de programação linear e reportar resultados.
Parte B: Reconhecer a contabilidade como parte do processo de gestão. Compreender e operacionalizar conceitos e principais instrumentos e técnicas de análise financeira para elaboração do diagnóstico da situação económico-financeira das empresas.
Parte A e B: Ser capaz de adaptar as técnicas a novas situações, de realizar trabalho autónomo e de reportar conclusões, e o conhecimento e justificação subjacentes, de forma clara e inequívoca.
Conteúdos Programáticos:
1 Programação linear
1.1 Formulação do modelo
1.2 Método gráfico
1.3 Resolução Excel/Lingo
1.4 Análise de sensibilidade
2 Previsão da procura
2.1 Importância da previsão
2.2 Padrões das séries temporais
2.3 Critérios de seleção de métodos
2.4 Médias móveis
2.5 Métodos de alisamento exponencial
2.6 Regressão linear simples
3. Conceitos básicos de contabilidade
3.1. Definições
3.2. Importância no processo de tomada de decisão
3.3. Elementos e classes patrimoniais
3.4. Enquadramento legal em Portugal
3.5. Principais demonstrações financeiras
4. Análise económico-financeira
4.1. Enquadramento na gestão financeira
4.2. Equilíbrio financeiro
4.3. Análise de rentabilidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 Programação linear. Permite compreender a aplicabilidade da programação linear, através da identificação das variáveis de decisão, objetivo e restrições do problema, da resolução do problema usando software específico e da interpretação da solução.
2 Métodos quantitativos de previsão. Permite compreender a importância da previsão, através da apresentação da sua natureza, abrangência e metodologia. Permite a aplicação de métodos através do estudo de casos. Permite a seleção do método mais adequado, através da análise de diversos critérios de seleção.
3 Conceitos básicos de contabilidade. Permite compreender o processo contabilístico através do seu enquadramento nas normas portuguesas (Sistema de Normalização Contabilística – SNC).
4 Análise económico-financeira. Permite elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira, através do cálculo e interpretação crítica de diversos rácios e indicadores.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino é de carácter explicativo e participativo e inclui a apresentação de conceitos, acompanhada de exemplos práticos e da resolução e análise de casos práticos. A avaliação pode ser contínua ou por exame final. A avaliação contínua consiste na realização de 1 teste de avaliação intermédia (realizado durante o período de aulas) e/ou na resolução de caso de estudo (apenas caso a dimensão da turma seja inferior a 10 alunos, o que possibilita o acompanhamento individual dos mesmos). A avaliação por exame final realiza-se em conformidade com as Normas regulamentares do mestrado na UFP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos na área da previsão, programação linear e análise financeira, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Caiado, J. (2022). Métodos de Previsão em Gestão com aplicações em Excel, 3ª edição. Edições Sílabo.
Hillier, F. S. and Hillier, M. S. (2019). Introduction to Management Science: A Modelling and Case Studies Approach with Spreadsheets, 6/e. New York: McGraw Hill.
Taylor III, B. W. (2019). Introduction to Management Science, 13/e. Pearson.
Valadares Tavares, L.V., Correia, F.N., Themido, I. H. e Oliveira, R.C. (1996). Investigação Operacional. Lisboa: McGraw Hill Portugal.
Borges, A. et al. (2021). Elementos de Contabilidade Geral. Lisboa: Áreas Editora.
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E. e Neiva, J. (2019). Análise Financeira – Teoria e Prática, 5/e. Lisboa, Edições Sílabo.
Mota, A., Barroso, C., Nunes, J., Oliveira L., Ferreira, M. e Inácio, P. (2020). Finanças da Empresa – Teoria e Prática, 6/e. Lisboa: Edições Sílabo.
Williams, J. R., Haka, S. F., Bettner, M. S. and Carcello, J. (2018). Financial accounting. 17/e. New York: McGraw-Hill.