Unidade Curricular:Código:
Microeconomia987MIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
A UC de Microeconomia tem como objetivo o estudo do comportamento da empresa e dos consumidores em estruturas de mercado diferenciadas, no seu processo de decisão de alocação de recursos. O estudo, apoiado em textos de apoio avançado, objetiva desenvolver as seguintes competências: (1) competências instrumentais de aquisição de conhecimentos específicos em economia, de análise e de síntese de informação, de resolução de problemas e de tomada de decisão; (2) competências interpessoais de comunicação, de construção e comunicação de argumentação complexa com dados de suporte; e (3) competências sistêmicas de aplicação de conhecimentos; trabalho autónomo; capacidade de comunicação interdisciplinar; capacidade de análise de aspetos sociais e éticos relevantes ao trabalho empresarial.
Conteúdos Programáticos:
PARTE I – OFERTA, PROCURA E FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS: As forças de mercado da Oferta e da Procura; Elasticidades e sua aplicação; Intervenção do Estado; Bem-Estar. PARTE II – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Preferências; Restrição orçamental; Decisão ótima. PARTE III – COMPORTAMENTO DO PRODUTOR: Tecnologia e Produção; Estruturas de Mercado (Concorrência perfeita, Monopólio, Oligopólio).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Parte I. Permite compreender o funcionamento dos mercados de concorrência perfeita, através da análise do impacto no mercado resultante de alterações da oferta/procura; da relação entre elasticidades da oferta/procura e alterações ao equilíbrio; do impacto no mercado resultante da imposição de preços mínimos/máximos e impostos/subsídios. Parte II. Permite compreender a tomada de decisões económicas de consumidores, relacionando preferências, curvas de indiferença e a restrição orçamental. Parte III. Permite compreender a tomada de decisões económicas de produtores em diversas estruturas de mercado, através da interpretação e relacionamento entre produto/custo total/médio/marginal em período curto e longo. Em particular, analisa-se concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual, cálculo e análise gráfica. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e casos problema. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre casos-problema, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em microeconomia, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
Goolsbee, A. e Levitt, S. e Syverson, C. (2018). Microeconomia. São Paulo: Atlas.
Krugman, P. e Wells, R. (2018). Economics. NY: Worth Publishers. [CDU 33- 339 5ª ed].
Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). Economics. Hampshire: Cengage Learning. [CDU 33- 4ª ed].
Mankiw, N. G. (2008). Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning.
Pinho, Micaela. (2019). Microeconomia - Teoria e Prática Simplificada. Lisboa: Edições Sílabo. [CDU 330.10 - 3ª ed].
Samuelson, P. A. and Nordhaus. W. (1996). Economia, London: McGraw-Hill. [CDU 33(075.8) - 14ª ed].
Varian, Hal R. (1992). Microeconomic analysis. London: W. W. Norton. [CDU 330.1 - 7ª ed].