Unidade Curricular: | Código: | ||
Marketing Digital | 1175MDIG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Mapear as grandes áreas do Marketing Digital, entendendo todo o dinamismo deste “novo tempo” . Conhecimento e compreensão sobre o impacto das novas tecnologias digitais no Marketing e de que forma essas tecnologias estão a transformar as práticas do Marketing, na construção das estratégias e a sua materialização. Capacidade para entender a diversidade de opções, em termos de ferramentas e canais digitais disponíveis; as valências da Inteligência Artificial (AI); o Blended Marketing; a produção de conteúdos e a elaboração do Plano de Marketing Digital. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A quarta Revolução Industrial” 1.1. Evolução do Marketing 1.2. Impactos e transformação 2. O plano de Marketing 2.1. Estrutura e conteúdos 2.2. Os P´s do Marketing Digital 2.3. Público-alvo vs buyer persona 2.4. Análise de SWOT 3. Canais e ferramentas do Marketing Digital 3.1. Website e loja online 3.1.1. O Marketing visual 3.1.2. Característics positivas 3.1.3. Situações a evitar 3.1.4. Optimização e Marketing Digital 3.1.4.1. SEO e SEM 4. Tendências do Marketing Digital 4.1. Blended Marketing 4.1.1. O conceito phygital 4.2. Inteligência Artificial (AI) e Marketin 4.3. Metaverso e Marketing Digital 4.3.1. Opções e utilizações | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
De forma a garantir a compreensão e posterior aplicação dos conhecimentos teóricos articulados nas fontes bibliográficas disponibilizadas sobre o Marketing, tecnologias digitais e as suas consequências no marketing ”, o programa está dividido em quatro componentes: A quarta Revolução Industrial, O plano de Marketing, Canais e ferramentas do Marketing Digital, Tendências do Marketing Digital. O foco está nas ferramentas digitais ao serviço do Marketing, nomeadamente a Inteligência Artificial, mas sempre articulado, ou complementado com o Marketing físico (blended marketing). | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas, com exposição, pelo docente, seguidas de exercícios práticos desenvolvidos em sala de aula. A avaliação é feita através de um teste (50%) e o desenvolvimento de um trabalho prático (45%). Os restantes 5% reflectem a assiduidade e a participação em sala de aula. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
ponto repetido | |||
Bibliografia: | |||
Schwab, Klaus. (2016). “A quarta Revolução Industrial”, capítulo 1 Marketing 4.0, Kotler, P., Kartajaya, H, Setiawan (2017).Tendências fundamentais moldando o Marketing. “Mudanças de poder para os consumidores conetados”. https://leads2b.com/blog/como-fazer-um-plano-de-marketing-digital-em-6-passos (Plano de Marketing) https://www.surfedigital.io/blog/melhores-ferramentas-de-marketing-digital (As 26 melhores ferramentas de marketing digital) https://www.youtube.com/watch?v=BB32ItNTxg0&t=5s (Marketing Digital em 2022: o que é e como funciona? https://highsales.digital/blog/tipos-de-sites (Modelos de site: 35 tipos de sites explicados e com exemplos práticos) https://www.youtube.com/watch?v=huHgx00mwxA (7 Erros de Design na Loja Virtual) https://www.youtube.com/watch?v=hn0DDvCB5eg (SEO: O que é? Para que serve? SEO e SEM. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Francisco Mesquita (fmes@ufp.edu.pt) |