Unidade Curricular: | Código: | ||
Inglês | 987ING1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
No final do curso, espera-se que os alunos - demonstraram uma compreensão sistemática da língua inglesa; - demonstraram a capacidade de comunicar verbalmente e por escrito, com integridade académica, numa pluralidade de ambientes e situações relacionadas com ciências empresariais; - ser capazes de identificar, analisar, discutir e produzir uma variedade de textos - ser capazes de análise crítica, avaliação e síntese de ideias novas e complexas no meio da língua inglesa | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O mundo do trabalho 1.1 Apresentações e reuniões 1.2. Reuniões de negócios 1.3. Redes sociais e empresariais 2. Rotinas de Trabalho 2.1 Falar sobre empregos 2.2 Candidaturas a emprego e entrevistas 2.3. Inglês ao telefone 2.4 Cartas e e-mails 2.5. Utilização da Internet no trabalho 3. Dinheiro e finanças corporativas 3.1 Lidar com números 3.2 Termos financeiros 3.3 Relatórios financeiros 4. Projecto - Apresentação oral | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os items temáticos dos conteúdos programáticos visam como competências genéricas que os alunos comuniquem, compreendam e produzam mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais, devendo ser capazes de utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Para este efeito, nesta unidade curricular, os estudantes são incentivados a adoptar uma atitude introspectiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da criminologia. É objectivo da unidade curricular levar os estudantes a melhorar as suas competências comunicacionais em inglês, de modo a que consigam utilizar esta língua na realização de diversos contactos interpessoais, em diferentes contextos socioprofissionais, de forma a permitir o desempenho profissional em contexto internacional. Com a componente de projecto, pretende-se melhorar o trabalho de equipa, com utilização de uma segunda língua, especificamente em inglês. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua OU exame. Aulas teórico-práticas, com ênfase nas competências instrumentais: dialogar, ouvir, ler e compreender mensagens em língua inglesa. A avaliação é contínua, constituída por um teste escritos e por um trabalho oral, a apresentar no final do semestre. A nota final resulta da ponderação das várias prestações escritas e orais do estudante. teste escrito = 50% componente oral = 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
De forma a potenciar as competências específicas dos estudantes, a metodologia adoptada (com ênfase na avaliação contínua de conhecimento) incentiva as aquisições de tipo instrumental, designadamente comunicar oralmente e por escrito, identificar e compreender mensagens, utilizando a língua inglesa num conjunto de situações socioprofissionais, bem como no acesso ao conhecimento. A metodologia eminentemente prática e centrada no aluno permite que este possa simular a participação em diferentes contextos comunicacionais e culturais, adquirindo experiência na recolha, identificação e interpretação de informação proveniente desses contextos. Para além disso, a metodologia adotada promove a autonomia de trabalho em diferentes contextos culturais. A aquisição de competências interculturais contribui para uma maior capacidade de comunicação em língua inglesa, assumindo que a aprendizagem de uma língua sem a aquisição dessas competências será menos eficaz. | |||
Bibliografia: | |||
Cotton, D et al. Market Leader – Intermediate (3rd ed) (2018). Harlow : Pearson Ed. Limited Eastwood, J. (2006). Oxford Practice Grammar – Intermediate. Oxford: Oxford University Press. Marks, Jon (2007). Check Your English Vocabulary for Banking & Finance. A&C Black Business Information and Development |