Unidade Curricular:Código:
Gestão de Pessoas e Competências987GPES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências Empresariais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da gestão de pessoas;
- Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos e das (boas) práticas de gestão de pessoas através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
- Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
Tópico I - Trabalho, pessoas e organizações: Constrangimentos associados ao trabalho (e.g., riscos; burnout; mobbing); as funções psicológicas e sociológicas do trabalho; a gestão de pessoas em contexto dinâmico: a gestão de pessoas em diferentes Eras. A atual gestão de pessoas num mundo VICA.
Tópico II - Processos de gestão de pessoas: analisar o trabalho (descrição e análise de funções); recrutar, selecionar, acolher e integrar; estratégias de retenção de pessoas (as organizações autentizóticas); avaliar e gerir o desempenho; formar e desenvolver; desvincular (o outplacement).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Tópico I: O aluno deverá ser capaz de analisar constrangimentos associados ao trabalho e as funções, psicológicas e sociológicas, que o trabalho desempenha na vida das pessoas. Nesse sentido, os conteúdos propostos abordam as situações ‘negativas’ no contexto de trabalho (e.g., acidentes, ansiedade, burnout, mobbing), mas, também, as funções positivas que ele apresenta (e.g., dar significado à vida das pessoas, promover o desenvolvimento de competências, fornecer estatuto e prestígio).
Tópico II: O aluno deverá identificar, caraterizar e discutir a importância de diferentes processos de gestão de pessoas. Nesse sentido, os conteúdos propostos são os seguintes: analisar o trabalho; recrutar, selecionar e integrar; gerir o desempenho; formar e desenvolver; desvincular.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação de conhecimentos (ponderação de 60%) e na execução de um trabalho teórico-prático (ponderação de 40%) discutido em sala e apresentado sob a forma de relatório escrito.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno saiba aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional na sua atividade futura, em contexto de trabalho. Os métodos de aprendizagem procuram, também, dotar os alunos de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, a públicos diversos (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Bibliografia:
[ ] Caetano, A., & Vala, J. (2007) (Org.). Gestão de recursos humanos - contextos, processos e técnicas. Editora RH. [UFP]
[ ] Gómez-Mejía, L. R., Balkin, D. B. , & Cardy, R. L. (2001). Managing human resources. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall, Inc. [UFP]
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[ ] Lopes, A. (2012). Fundamentos da gestão de pessoas. Lisboa: Edições Sílabo. [UFP]
[ ] Nobre, T. L. (2017). Motivação: Os desafios da gestão de recursos humanos na atualidade. Curitiba: Juruá Editora. [UFP]
[ ] Rego, A., Valverde, C., Oliveira, E., & Pina e Cunha, M. (2018). Gestão por objetivos – Guias para reflexão e ação. Lisboa: Edições Sílabo. [UFP]
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