Unidade Curricular: | Código: | ||
Globalização, Concorrência e Sustentabilidade | 811GLCS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências Empresariais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os objectivo gerais desta unidade curricular são: dar a conhecer os conceitos centrais de Globalização no contexto empresarial; Realçar a interacção entre o meio envolvente e a empresa e fornecer ao alunos as ferramentas de auxílio à análise do meio envolvente e a compreensão sobre a sustentabilidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Comércio Internacional 2.Globalização 2.1.O que é a globalização 2.2.Indústrias globais 2.3.Fases da globalização 2.4.Prós e contras da globalização 2.5.Globalização dos mercados e globalização da produção 2.6.Benefícios dos mercados globais 2.7.Relações entre globalização e crescimento do PIB 2.8.Efeitos da globalização 2.9.Comércio livre e globalização 3.Ambiente Internacional dos Negócios 3.1.Ambiente internacional dos negócios 4.Competitividade e Integração 4.1.Principais teorias da internacionalização 4.2.Níveis e efeitos da integração 4.3.Integração económica internacional: Organizações internacionais 4.4.Acordos comerciais preferenciais 4.5.Outras organizações internacionais 5.Estratégias de Negócios Internacionais 6.Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais 7.Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular, fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a análise crítica das questões centrais da globalização. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A Unidade Curricular faz apelo às metodologias qualitativas, nomeadamente, com recurso ao Estudo de Caso. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Tendo em consideração os objetivos identificados, considera-se necessário adotar um processo de ensino-aprendizagem organizado em aulas teórico-práticas. Neste âmbito, para além da exposição e análise das temáticas inerentes à unidade curricular, recorre-se à realização de estudos de caso. | |||
Bibliografia: | |||
Maçães, M. R. (2018) Manual de Gestão Moderna: Teoria e Prática, 2ª Edição, Livraria Almedina/Actual, Coimbra. Maçães, M. R. (2017), Estratégias e Processos de Internacionalização, Livraria Almedina/Actual, Coimbra. Dunning, J. (1993). The Globalization of Business: The Challenge of the 1990s. London and New York: Routledge Lemert, C., Elliott A., Chaffee, D., Hsu, E (2010) Globalization: A Reader. NY: Routledge Morrison, J. (2011). The Global Business Environment: Meeting the Challenges. 3rd Edition. USA: Palgrave Wild, J. and Wild K. (2014), International Business: The Challenges of Globalization, Prentice Hall. Krugman, P. R. and Obstfeld, M. (2014), International Economics: Theory & Policy, 8th Edition, Pearson Education. Wortzel, H. and Wortzel, L. (1997), Strategic Management in a Global Economy, 3 Ed., John Wiley& Sons, Ltd.,New York. |