Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão da Informação | 987GINF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina, visa os conhecimentos e capacidade de compreensão, necessários à gestão da informação (avaliação, recolha, tratamento e análise), essenciais à realização de trabalhos de natureza científica e/ou profissionais, recorrendo às normas da UFP e às regras e boas práticas estabelecidas. Apelar-se-á á aplicação e compreensão de conhecimentos, través de trabalhos práticos e estudos de caso, conducentes ao desenvolvimento das competências conducentes à aprendizagem autónoma e sustentada ao longo da vida. Os alunos pesquisarão e selecionarão a informação que lhes permita identificar conceitos e usá-los, quer para produzirem os trabalhos académicos correlativos à sua licenciatura, quer antecipando solicitações futuras em termos profissionais. A par da comunicação escrita, serão estudadas e aprendidas as técnicas e ferramentas de comunicação oral necessárias à transmissão de informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos especialistas como por não especialistas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Apresentação de conceitos fundamentais em TIC. 2. Fundamentos e uso dos recursos de informação disponibilizados pela UFP (catálogos bibliográficos, bases de dados on-line) e Internet. 3. Princípios legais e éticos do uso das TIC. 4. Organização de relatórios e textos científicos/profissionais. 5. Metodologia do trabalho científico/profissionais. 6. Ferramentas de comunicação individual e em grupo. 7. Produção de Apresentações académicas/profissionais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e capacidade de compreensão dos conceitos subjacentes à gestão e uso da informação, são atingidos através apresentação de conceitos fundamentais em TIC e da metodologia do trabalho científico/profissionais A aplicação de conhecimentos e compreensão, materializam-se na produção de apresentações académicas/profissionais. A realização de julgamento/tomada de decisões, estão contemplados nos princípios legais e éticos do uso das TIC, nos fundamentos e uso dos recursos de informação disponibilizados pela UFP (catálogos bibliográficos, bases de dados on-line, Internet e na metodologia do trabalho científico/profissionais. A comunicação, concretizam-se na organização de relatórios e textos científicos/profissionais Ferramentas de comunicação individual e em grupo. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência. 2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e exemplos. 3. Aulas ativas, com realização de casos práticos e estudo de casos. 4. Trabalho autónomo: além da assiduidade, incentiva-se o aluno a consultar bibliografia, rever conteúdos programáticos, pesquisar temas e resolver exercícios. Prova escrita: 70% Portfólio do trabalho desenvolvido em aula: 20% Participação em aula: 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. As apresentações teóricas-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão. A apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, promovem a comunicação e aplicação de conhecimentos e compreensão. Os casos práticos, promovem a realização de julgamento/tomada de decisões e a comunicação e aplicação de conhecimentos e a sua compreensão. | |||
Bibliografia: | |||
Lakatos, E. (1992). Metodologia do trabalho. São Paulo, Atlas. UFP (sd) Manual-Estilo-Elaboração-trabalhos-científicos. https://www.ufp.pt/app/uploads/2018/07/Manual-Estilo-Elaboração-trabalhos-científicos.pdf. Shneiderman, B. (2016). The new abcs of research. Oxford University Press. Coutinho, C. (2015). Metodologia de investigação, o em ciências sociais e humanas : teoria e prática. Coimbra. UNIVERSIDADE ABERTA (2010). Normalização das referências bibliográficas de acordo com as NP 405-1, NP 405-2, NP 405-3 e NP 405-4. Lisboa, Universidade Aberta. https://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/ReadObject.aspx?obj=15944. De Montfort University (2017).The Harvard system of referencing. Leicaster De Montfort University.. http://www.library.dmu.ac.uk/Images/Selfstudy/Harvard.pdf. University of North Carolina at Chapel Hill (2019). Literature Reviews. Chapel Hill, University of North Carolina at Chapel Hill. https://writingcenter.unc.edu/tips-and-tools/literature-reviews/. |