Unidade Curricular:Código:
Gestão da Informação987GINF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina, visa os conhecimentos e capacidade de compreensão, necessários à gestão da informação (avaliação, recolha, tratamento e análise), essenciais à realização de trabalhos de natureza científica e/ou profissionais, recorrendo às normas da UFP e às regras e boas práticas estabelecidas.
Apelar-se-á á aplicação e compreensão de conhecimentos, través de trabalhos práticos e estudos de caso, conducentes ao desenvolvimento das competências conducentes à aprendizagem autónoma e sustentada ao longo da vida. Os alunos pesquisarão e selecionarão a informação que lhes permita identificar conceitos e usá-los, quer para produzirem os trabalhos académicos correlativos à sua licenciatura, quer antecipando solicitações futuras em termos profissionais.
A par da comunicação escrita, serão estudadas e aprendidas as técnicas e ferramentas de comunicação oral necessárias à transmissão de informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos especialistas como por não especialistas.
Conteúdos Programáticos:
1. Apresentação de conceitos fundamentais em TIC.
2. Fundamentos e uso dos recursos de informação disponibilizados pela UFP (catálogos bibliográficos, bases de dados on-line) e Internet.
3. Princípios legais e éticos do uso das TIC.
4. Organização de relatórios e textos científicos/profissionais.
5. Metodologia do trabalho científico/profissionais.
6. Ferramentas de comunicação individual e em grupo.
7. Produção de Apresentações académicas/profissionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento e capacidade de compreensão dos conceitos subjacentes à gestão e uso da informação, são atingidos através apresentação de conceitos fundamentais em TIC e da metodologia do trabalho científico/profissionais
A aplicação de conhecimentos e compreensão, materializam-se na produção de apresentações académicas/profissionais.
A realização de julgamento/tomada de decisões, estão contemplados nos princípios legais e éticos do uso das TIC, nos fundamentos e uso dos recursos de informação disponibilizados pela UFP (catálogos bibliográficos, bases de dados on-line, Internet e na metodologia do trabalho científico/profissionais.
A comunicação, concretizam-se na organização de relatórios e textos científicos/profissionais Ferramentas de comunicação individual e em grupo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência.
2. Aulas participativas, com discussão de temas programáticos e exemplos.
3. Aulas ativas, com realização de casos práticos e estudo de casos.
4. Trabalho autónomo: além da assiduidade, incentiva-se o aluno a consultar bibliografia, rever conteúdos programáticos, pesquisar temas e resolver exercícios.
Prova escrita: 70%
Portfólio do trabalho desenvolvido em aula: 20%
Participação em aula: 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. As apresentações teóricas-práticas a cargo do docente promovem a aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão. A apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, promovem a comunicação e aplicação de conhecimentos e compreensão. Os casos práticos, promovem a realização de julgamento/tomada de decisões e a comunicação e aplicação de conhecimentos e a sua compreensão.
Bibliografia:
Lakatos, E. (1992). Metodologia do trabalho. São Paulo, Atlas.
UFP (sd) Manual-Estilo-Elaboração-trabalhos-científicos. https://www.ufp.pt/app/uploads/2018/07/Manual-Estilo-Elaboração-trabalhos-científicos.pdf.
Shneiderman, B. (2016). The new abcs of research. Oxford University Press.
Coutinho, C. (2015). Metodologia de investigação, o em ciências sociais e humanas : teoria e prática. Coimbra.
UNIVERSIDADE ABERTA (2010). Normalização das referências bibliográficas de acordo com as NP 405-1, NP 405-2, NP 405-3 e NP 405-4. Lisboa, Universidade Aberta.
https://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/ReadObject.aspx?obj=15944.
De Montfort University (2017).The Harvard system of referencing. Leicaster De Montfort University.. http://www.library.dmu.ac.uk/Images/Selfstudy/Harvard.pdf.
University of North Carolina at Chapel Hill (2019). Literature Reviews. Chapel Hill, University of North Carolina at Chapel Hill. https://writingcenter.unc.edu/tips-and-tools/literature-reviews/.