Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão Estratégica e do Conhecimento Organizacional | 1176GECO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências Empresariais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Espera-se que os alunos, sustentando-se nos conhecimentos de nível de 1º ciclo complementados desta feita pela análise de diferentes estudos de caso e da leitura de diferentes artigos e capítulos de livros, de alguns dos principais pensadores da gestão e da gestão do conhecimento da atualidade, sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A. Pretende-se também que, através de trabalhos práticos, debates em sala de aula ou realização de recensões críticas, os formandos sejam capazes de: - aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real. - comunicar as suas conclusões–e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O ambiente em que operam as organizações. 1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19. 1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital. 2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações. 2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização. 2.2. Taylorismo e standartização. 3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”. 3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam. 3.2. Organizações ambidestras. 3.3. Plataformas e ecosistemas. 4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações 5. Gestão da inovação nas organizações. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma disciplina de integração e aplicação de conhecimentos, pretende-se que os alunos compreendam o que é uma organização e quais os princípios de gestão mais relevantes para a sua existência e continuidade, como se desenvolve a estratégia no contexto da empresa e do mercado e suas principais teorias e escolas de pensamento. Estes objectivos estão devidamente tratados nos temas escolhidos para a leccionação da disciplina e aplicados na fase de gestão de projectos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem. O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua, incluindo: - Trabalho Prático, correspondendo a 60% (sessenta por cento) da nota final e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais, correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudante é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital. | |||
Bibliografia: | |||
Charan, R. (2021) Rethinking Competitive Advantage: New Rules for the Digital Age. Hamel, G. and Zanini, M. (2021) Humanocracia: Criando Organizações Tão Incríveis Quantos as Pessoas Que as Formam. Alta Books. McGrath, R. and McManus, R. (2020). Discovery-Driven Digital Transformation. Harvard Business Review. May/Jun2020, Vol. 98 Issue 3, p124-133. (b-on) (b-on) Nonaka, I., & Takeuchi, H. (2019). The Wise Company: How Companies Create Continuous Innovation. Oxford University Press. Osterwalder, A. et al. (2020) The Invincible Company: How to Constantly Reinvent Your Organization with Inspiration From the World’s Best Business Models. 1st edition. Wiley. O’Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2018) Liderança e Disrupção. Como Resolver o Dilema do Inovador. Alta Books; 1ª edição. | |||
Docente (* Responsável): | |||
António Cardoso (ajcaro@ufp.edu.pt) |