Unidade Curricular:Código:
Estatística987EST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros;
Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação;
Capacidade de identificar associações entre variáveis que possam sustentar relações de base a modelos de previsão.
Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade;
Capacidade de utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança.
Esta unidade curricular tem como objetivo a introdução e desenvolvimento de técnicas de análise estatística numa abordagem científica. Tem como foco a compreensão de sua importância, utilidade e capacidade de modelagem, melhorando o julgamento crítico e analítico de dados e a síntese de dados que conduz a conclusões em determinados intervalos de confiança.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Conceitos Estatísticos Básicos. CP2. Estatística Descritiva: Distribuições de Frequências; Medidas de Tendência Central; Medidas de Partição; Medidas de Dispersão, Assimetria e Curtose e Medidas de Concentração; CP3. Associação entre variáveis. CP4. Teoria Elementar da Probabilidade. CP5. Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade. CP6. Estimação por Intervalo de Confiança.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1., CP2. e CP3. Objetivos: Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros;
Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação;CP4. e CP5. Objetivo: Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade; CP6. Objetivo: Capacidade de utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, recorrendo à resolução de situações práticas que permitam proporcionar a aplicação dos conteúdos programáticos. A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de dois testes com um peso de 50% cada. O Teste#1 avalia os CP1.; CP2. e CP3. e o Teste#2 avalia os CP4.; CP5. e CP6.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC.
Bibliografia:
[1] Fernando, M. (2009). Statistics for Business and Economics. Marcelo Fernandes & Ventus Publishing. Bookboon.com.
[2] Jonsson, R. (2014). Exercises in Statistical Inference. 1ª Edição. Robert Jonsson & Ventus Publishing. Bookboon.
[3] Keller, G. (2005). Statistics for Management and Economics. Thomson.
[4] Reis, E. (2008). Estatística Descritiva. 7ª Edição. Edições Sílabo.
[5] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada – vol. 1. 7ª Edição. Edições Sílabo.
[6] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2019). Estatística Aplicada – vol. 2. 6ª Edição. Edições Sílabo.
[7] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Exercícios de Estatística Aplicada – vol. 1. 3ª Edição. Edições Sílabo.
[8] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Exercícios de Estatística Aplicada – vol. 2. 3ª Edição. Edições Sílabo.