Unidade Curricular:Código:
Estatística e Métodos Quantitativos em Gestão1175EMQG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular tem como objetivo a introdução a técnicas de análise estatística numa abordagem científica. Em particular, a unidades curricular tem como foco a compreensão da importância dos métodos estatísticos, a capacidade de aplicação e o desenvolvimento de um julgamento crítico e analítico de dados, bem como a sua síntese conducente à tomada de decisão em situações de incerteza, presentes em muitas áreas no domínio das Ciências Empresariais.
Neste contexto, os alunos ficarão aptos a:
- Calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros;
- Caracterizar um conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer interpretações corretas;
- Identificar associações entre variáveis que possam sustentar relações de base a modelos de previsão.
- Identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade;
- Utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipótese..
Conteúdos Programáticos:
CP1 Conceitos estatísticos básicos
CP2 Estatística descritiva
CP3 Associação entre duas variáveis
CP4 Probabilidades e variáveis aleatórias
CP5 Estimação por Intervalos de Confiança
CP6 Testes de hipótese
CP7 Regressão linear múltipla
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1. - CP3. Objetivos: Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros; Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação.
CP4. - CP7. Objetivos: Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade; Capacidade de utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipótese.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade recorre a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, recorrendo à resolução de situações práticas que permitam proporcionar a aplicação dos conteúdos programáticos. A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de dois testes com um peso de 50% cada. O Teste #1 avalia os CP1.; CP2. e CP3. e o Teste #2 avalia os CP4.; CP5.; CP6 e CP7.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC.
Bibliografia:
Fernando, M. (2009). Statistics for Business and Economics. Ventus Publishing.
Guimarães, R. e Sarsfield Cabral, J. (1997). Estatística. McGraw-Hill.
Jonsson, R. (2014). Exercises in Statistical Inference. 1ª Edição. Ventus Publishing.
Keller, G. (2005). Statistics for Management and Economics. Thomson.
Reis, E. (2008). Estatística Descritiva, 7.ª Ed. Edições Sílabo.
Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada – vol. 1, 7.ª Ed. Edições Sílabo.
Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2019). Estatística Aplicada – vol. 2, 6.ª Ed. Edições Sílabo.
Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Exercícios de Estatística Aplicada – vol. 1, 3.ª Ed. Edições Sílabo.
Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Exercícios de Estatística Aplicada – vol. 2, 3.ª Ed. Edições Sílabo.