Unidade Curricular: | Código: | ||
Estatística e Métodos Quantitativos em Gestão | 1175EMQG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular tem como objetivo a introdução a técnicas de análise estatística numa abordagem científica. Em particular, a unidades curricular tem como foco a compreensão da importância dos métodos estatísticos, a capacidade de aplicação e o desenvolvimento de um julgamento crítico e analítico de dados, bem como a sua síntese conducente à tomada de decisão em situações de incerteza, presentes em muitas áreas no domínio das Ciências Empresariais. Neste contexto, os alunos ficarão aptos a: - Calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros; - Caracterizar um conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer interpretações corretas; - Identificar associações entre variáveis que possam sustentar relações de base a modelos de previsão. - Identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade; - Utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipótese.. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 Conceitos estatísticos básicos CP2 Estatística descritiva CP3 Associação entre duas variáveis CP4 Probabilidades e variáveis aleatórias CP5 Estimação por Intervalos de Confiança CP6 Testes de hipótese CP7 Regressão linear múltipla | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1. - CP3. Objetivos: Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros; Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação. CP4. - CP7. Objetivos: Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade; Capacidade de utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipótese. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Esta unidade recorre a uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, recorrendo à resolução de situações práticas que permitam proporcionar a aplicação dos conteúdos programáticos. A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de dois testes com um peso de 50% cada. O Teste #1 avalia os CP1.; CP2. e CP3. e o Teste #2 avalia os CP4.; CP5.; CP6 e CP7. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC. | |||
Bibliografia: | |||
Fernando, M. (2009). Statistics for Business and Economics. Ventus Publishing. Guimarães, R. e Sarsfield Cabral, J. (1997). Estatística. McGraw-Hill. Jonsson, R. (2014). Exercises in Statistical Inference. 1ª Edição. Ventus Publishing. Keller, G. (2005). Statistics for Management and Economics. Thomson. Reis, E. (2008). Estatística Descritiva, 7.ª Ed. Edições Sílabo. Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Estatística Aplicada – vol. 1, 7.ª Ed. Edições Sílabo. Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2019). Estatística Aplicada – vol. 2, 6.ª Ed. Edições Sílabo. Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Exercícios de Estatística Aplicada – vol. 1, 3.ª Ed. Edições Sílabo. Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2021). Exercícios de Estatística Aplicada – vol. 2, 3.ª Ed. Edições Sílabo. |