Unidade Curricular: | Código: | ||
Ética e Deontologia | 1175EDEO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciências Empresariais | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) (i) Saber definir ética, moral e deontologia. (ii) Desenvolver um raciocínio moral autónomo e responsável. (iii) Saber identificar os diversos tipos de responsabilidades éticas atinentes às organizações. (iv) Saber identificar os principais aspectos éticos envolvidos na cultura organizacional. (v) Comprovar capacidade de resolução de problemas ético-deontológicos no âmbito profissional e cívico, e de constituir e fundamentar uma argumentação própria. (vi) Mostrar capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspectos éticos relevantes. (vii) Desenvolver competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
(Prof. Teresa Toldy) 1. Conceitos fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio ético 1.1. Definições gerais de “ética” 1.2. Definições gerais de “deontologia” 1.3. Definições gerais de “moral” 1.4. Círculos do raciocínio ético: 1.4.1. Círculo subjetivo; 1.4.2. Círculo intersubjetivo; 1.4.3. Círculo Social 2. Responsabilidades das organizações 2.1. Responsabilidade económica 2.2 Responsabilidade legal 2.3. Responsabilidade ética 2.4. Responsabilidade social (Prof. António Cardoso) III. Cultura organizacional e ética: 1. Lideranças éticas; 2. Colaboradores éticos; 3. Estado, responsabilidade ética e bem comum. IV. Códigos de ética e de conduta: 1. Motivações; 2. Conteúdos; 3. Eficácia; 4. Exemplos de códigos de ética. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
I: os conteúdos programáticos fornecem conhecimentos básicos de ética e deontologia e da relação e distinção entre ética e moral. São ainda fornecidos conhecimentos relacionados com a ética ao nível pessoal, interpessoal e social, o que facilita o desenvolvimento de um raciocínio autónomo e responsável. II: os conteúdos programáticos visam enquadrar a responsabilidade ética nas responsabilidades das organizações através da apresentação de modelos de articulação e ordenação das mesmas. III: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos no âmbito da cultura organizacional e da sua relação com a ética, identificando líderes, colaboradores e sociedades éticas. IV: os conteúdos programáticos proporcionam conhecimentos e exemplos de códigos de ética empresarial, facilitando a aquisição de competências para a resolução de dilemas éticos, a recolha de informação e a apreciação crítica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (50%) sobre os capítulos I e II dos conteúdos programáticos, na resolução de um caso na área da deontologia profissional: 30%, na realização de um trabalho individual de recensão de um texto sobre os capítulos III e IV dos conteúdos programáticos: 20%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Parte I: Exposição teórica do conceito de ética, deontologia e moral. Explicação da relação e distinção entre ética e moral. Apresentação dos círculos de raciocínio ético, na perspectiva de Paul Ricoeur: raciocínio pessoal, inter-pessoal e social. Explanação do conceito de justiça de John Rawls, como pano de fundo para uma ética empresarial (a ética empresarial no contexto de um raciocínio económico ético). Parte II: Exposição teórica da pirâmide de Carroll, com o objectivo de levar os alunos a compreenderem a existência de várias responsabilidades empresariais, bem como a sua articulação e hierarquização. Os estudantes fazem leituras individuais e um teste. Parte III: Exposição teórica e analítica dos elementos constitutivos de culturas organizacionais, bem como dos líderes e colaboradores desejáveis do ponto de vista ético, à luz do conceito de “cidadania organizacional” e de “comportamentos extra-papel”. Exposição aberta a debate sobre a responsabilidade ética do Estado e a noção de bem comum. Os estudantes fazem um exercício teórico de consolidação dos conhecimentos adquiridos na parte III. Parte IV: Apresentação de códigos de ética empresarial através de exemplos de códigos de empresas. Estudos de caso: os estudantes analisam em grupo uma situação em contexto empresarial tentando solucioná-la à luz dos conhecimentos adquiridos na área da ética empresarial. | |||
Bibliografia: | |||
Carroll, A. (2021). Corporate Social Responsibility: Perspectives on the CSR Construct’s Development and Future. Business & Society, Vol. 60(6) 1258–1278. Junior, A.S.; Silva, P.O.M.; Coelho, V.D.; Sousa, A.F. (2020). Pirâmide de Responsabilidade Social Corporativa: Evoluções e Proposição de um Novo Modelo de Análise. XLIV Encontro da ANPAD – EnANPAD, pp. 1-12. Luppi, R. (2022). (ed.). John Rawls and the Common Good. N.Y. : Routledge. Nascimento, R.P.A. (2019). A visada ética em Paul Ricoeur: entre a pessoa humana e as instituições justas. Revista Filosófica São Boaventura, v. 13, n. 1, pp. 65-77. Ricoeur, P. (1990). Éthique et Morale (pdf) Segat, J.L. (2019). Apontamentos sobre os princípios da justiça em John Rawls a partir de uma Teoria da Justiça. Revista de Teorias da Justiça, da decisão e da argumentação jurídica, v. 5, n. 2, pp. 01 - 21 |