Unidade Curricular:Código:
Cálculo Financeiro987CFIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências Empresariais2 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês26
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Cálculo Financeiro, como suporte Matemático na área financeira, pretende munir os alunos dos instrumentos necessários para uma correcta análise das diferentes formas de financiamento e de aplicação financeira. Para o efeito apresentam-se como objetivos de aprendizagem os seguintes:
- Compreender a importância da regra de ouro do cálculo financeiro e o significado das variáveis tempo, capital e juro; a diferença entre taxas nominais/efetivas e taxas proporcionais /equivalentes.
- Conhecimento dos 3 regimes de capitalização (RJS, RJDS e RJC)
-Compreender a importância da regra de ouro do cálculo financeiro.
-Compreender quando é que um conjunto de capitais pode ser considerado renda e saber calcular o valor atual e acumulado de uma renda;
- Entender os conceitos de prestação, amortização de capital, juro, prazo de carência e de diferimento e saber elaborar quadros de amortização em sistema Francês, de Amortizações Constantes e sistema Americano.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Conceitos relevantes do Cálculo Financeiro. Taxas de juros nominais versus efetivas. CP2. e CP3. Regimes de Capitalização: regimes de juro simples (simples e dito simples) e regime de juro composto. CP4. A equivalência de capitais. CP5. As Rendas: noção e aplicações. CP6. Amortização de Empréstimos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 Objetivos - Compreender: o âmbito de operação financeira e o significado das variáveis tempo, capital e juro; a importância do valor temporal do dinheiro; a diferença entre taxas nominais/efetivas e proporcionais /equivalentes. CP2. e CP3. Objetivos -Compreender os 3 regimes de capitalização (fórmula geral de capitalização e dos juros periódicos e totais). CP4.Objetivos - Compreender a importância da regra de ouro do cálculo financeiro. CP5.Objetivos -Compreender quando é que um conjunto de capitais pode ser considerado renda, calcular o valor atual e acumulado de uma renda; classificar rendas CP6. Objetivos - Compreender os conceitos de prestação, amortização de capital, juro, prazo de carência e de diferimento, elaborar quadros de amortização em sistema Francês, de Amortizações Constantes e sistema Americano.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia expositiva acompanhada de exemplos práticos de aplicação dos conceitos teóricos. Resolução de um conjunto alargado de exercícios para a consolidação dos conteúdos abordados.
Avaliação contínua composta pela realização de 2 testes: Teste 1 - avaliação de CP1.,CP2,CP3 e CP4 (com um peso de 60%) e Teste 2 - avaliação de CP5 e CP6 (com um peso de 40%). Nota mínima de 6 valores inteiros no 1º teste para ir ao segundo teste. Caso a nota do 1º teste seja inferior a 6 valores o aluno terá que realizar a UC em EFS.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC.
Bibliografia:
[1] Cadilhe, M. (1994). Matemática financeira aplicada .3ª edição. Porto : Edições Asa.
[CDU 330.1(075); 330.4(075); 51(075) ]
[2] Canadas, I. (1998) A matemática do financiamento e das aplicações de capital. Lisboa : Plátano. [CDU 519.86:330.1 51:33 ]
[3] Laureano, R. e Santos, L. (2011). Fundamentos do Cálculo Financeiro. Edições Silabo.
[4] Matias, F.; Martins, A.; Monteiro, C.; Correia, T. (2020). Matemática financeira. Teoria e Prática. 1º Edição. Edições Sílabo.
[5] Matias, Rogério. Cálculo Financeiro. Teoria e Prática. (2018) 6ª Edição. Escolar Editora.
[CDU 657.41/.45 - ed. 2008]
[6] Nicolau, I. e Rodrigues, J.A. (2010). Elementos de Cálculo Financeiro. 9ª Edição. Áreas Editora.
[CDU 657.41/.45 - 3ª edição]
[7] Quelhas, A.P. (2021). Manual de Matemática Financeira. 4ª Edição. Almedina.
[8] Sobrinho, J.D.V. (2018). Matemática Financeira. 8ª Edição. Atlas.