Unidade Curricular:Código:
Comunicação Empresarial811CEMP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Compreender o carácter estratégico da comunicação empresarial nas organizações
- Obter competência para explorar conhecimentos no âmbito da U.C. e refletir criticamente e de forma integrada acerca dos mesmos
- Saber utilizar os conceitos e mecanismos da comunicação empresarial ao serviço situações complexas e multidisciplinares
- Obter capacidade para comunicar problemas e soluções no âmbito da comunicação empresarial a públicos especializados e não especializados
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Comunicação empresarial
1.1 Definição
1.2 Conceitos adjacentes
1.3 Fundamentos teóricos
1.4 A integração nas organizações
1.5 Comunicação empresarial e comunicação integrada
2. Comunicação estratégica
2.1 Teoria da comunicação
2.2 Formulação de estratégia
3. Temas de especialização da comunicação empresarial
3.1 Auditoria de comunicação
3.2 Assessoria de imprensa
3.3 Comunicação de crise
3.4 Stakeholders engagement
3.5 Relações com a comunidade e responsabilidade social
3.6 Publicidade
3.7 Comunicação de marketing
3.8 O plano de comunicação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos, modelos e técnicas com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter essencialmente prático e de um teste escrito. (50% + 50%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Argenti, P. (2006). Comunicação Empresarial : a construção da identidade, imagem e reputação. Elsevier ISBN 85-352-2094-1
Baynast et al. (2018). Mercator 25 Anos. Dom Quixote. ISBN: 9789722065917
Botan, C. (2018). Strategic Communication Theory and Practice: The Cocreational Model. Wiley & Sons. ISBN 978-1-119-42488-8
Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE.
Lattimore, et al. (2012) Public Relations. From Theory to Practice. McGrawHill. ISBN-13: 978-0073512051
Vasco, R. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas