Unidade Curricular: | Código: | ||
Gestão de Produtos e Marcas: Planeamento e Marketing | 1176GPM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências Empresariais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular pretende promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre Gestão de Produtos e Marcas e Planeamento de Marketing; demonstrar a integração das diversas temáticas abordadas fornecendo ferramentas para a sua aplicação prática. Finalmente, proporcionar os modelos e instrumentos que permitam ao aluno/a continuação da aprendizagem autónoma ao longo da vida. Competências a desenvolver: no final da unidade curricular o/a aluno/a deverá dominar os conhecimentos sobre esta temática de modo a poder aplicá-los na prática, quer ao nível da investigação, quer ao nível empresarial. Especificamente saber integrar conhecimentos no sentido de resolver problemas no âmbito desta temática. Desenvolver a capacidade para comunicar os seus conhecimentos em contacto académico e empresarial. E, finalmente manter a aprendizagem sobre Gestão de Produtos e Marcas e Planeamento de Marketing ao longo da vida, e desenvolver uma aplicação autónoma desta temática. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A gestão de produto e a gestão de marca; 2. A marca como entidade nuclear da acção de marketing das instituições; 3. Gestão estratégica de marcas; 4. O conceito de brand equity; 5. Modelos de avaliação de brand equity; 6. Métodos de articulação de corporate brand com o product brand; 7. Desenvolvimento e gestão de produtos; 8. Gestão de portfolio de produtos e marcas. 9. Planeamento de Marketing | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos desta unidade curricular percorrem uma perspetiva simultaneamente conceptual e instrumental. Os primeiros pontos dos conteúdos programáticos, sobre a gestão de produtos e marcas e sobre o conceito de brand equity, por exemplo, assumem um caracter mais conceptual. Pontos mais avançados, tais como os modelos de avaliação de brand equity, assumem-se essencialmente como ferramentas para aplicação prática nesta área. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, demonstrativa e interativa no âmbito das aulas teórico-práticas, de modo a introduzir alguns conhecimentos que facilitem uma percepção global sobre a gestão de produtos e marcas. A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e trabalhos práticos será também contemplada. Haverá um acompanhamento tutorial dos alunos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de um trabalho teorico-prático. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A utilização de métodos activos com recurso a exemplos e elaboração de exercícios práticos permite que os principais conceitos da unidade curricular sejam apresentados aos alunos para que compreendam os conceitos relacionados com a Gestão de Produtos e Marcas. Através do método expositivo e do método interrogativo serão abordados os principais conteúdos para que os alunos conheçam e saibam utilizar os principais conceitos relacionados com os objectivos propostos. Os alunos realizarão também um trabalho prático que com o apoio tutorial do professor da unidade curricular poderão adquirir competências para que consigam implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design bem como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca. | |||
Bibliografia: | |||
AAKER, D. (2014), AAKER on Branding: 20 Principles That Drive Success. NY: Morgan James Publishing. KELLER, K., Parameswaran, A. & Jacob, I. (2015), Strategic Brand Management Building, Measuring, and Managing Brand Equity. Pearson Prentice Hall. KOTLER, P. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura Actual. LINDSTROM, l. (2013). Brand sense. Gestão Plus. MARQUES, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora. MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI. WHEELER, A.. (2018), Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. New Jersey: John Wiley & Sons. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Paulo Cardoso (pcardoso@ufp.edu.pt) |