Unidade Curricular:Código:
Globalização e Negócios Internacionais1176GNIT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os objetivos gerais desta unidade curricular são: dar a conhecer os conceitos centrais de Globalização no contexto empresarial; Realçar a interacão entre o meio envolvente e os negócios internacionais e fornecer ao alunos as ferramentas de auxílio à promoção de negócios internacionais.
Conteúdos Programáticos:
1.Comércio Internacional
2.Globalização
2.1.O que é a globalização
2.2.Indústrias globais
2.3.Fases da globalização
2.4.Prós e contras da globalização
2.5.Globalização dos mercados e globalização da produção
2.6.Benefícios dos mercados globais
2.7.Relações entre globalização e crescimento do PIB
2.8.Efeitos da globalização
2.9.Comércio livre e globalização
3.Ambiente Internacional dos Negócios
3.1.Ambiente internacional dos negócios
4.Competitividade e Integração
4.1.Principais teorias da internacionalização
4.2.Níveis e efeitos da integração
4.3.Integração económica internacional: Organizações internacionais
4.4.Acordos comerciais preferenciais
4.5.Outras organizações internacionais
5.Estratégias de Negócios Internacionais
6.Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais
7.Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conceitos e competências adquiridas na unidade curricular, fornecerão os conhecimentos e instrumentos necessários para a análise crítica das questões centrais da globalização.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A Unidade Curricular faz apelo às metodologias qualitativas, nomeadamente, com recurso ao Estudo de Caso.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tendo em consideração os objetivos identificados, considera-se necessário adotar um processo de ensino-aprendizagem organizado em aulas teórico-práticas. Neste âmbito, para além da exposição e análise das temáticas inerentes à unidade curricular, recorre-se à realização de estudos de caso.
Bibliografia:
Dunning, J. (1993). The Globalization of Business: The Challenge of the 1990s. London and New York: Routledge
Maça~es, M. (2020). Manual de Gesta~o Moderna. Coimbra: Livraria Actual.
Morrison, J. (2020). The Global Business Environment. Towards Sustainability UK: Palgrave Macmillan
Docente (* Responsável):
Carla Pinto Rebelo (ccardoso@ufp.edu.pt)