Unidade Curricular:Código:
Gestão Estratégica e do Conhecimento Organizacional1176GECO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências Empresariais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Espera-se que os alunos, sustentando-se nos conhecimentos de nível de 1º ciclo complementados desta feita pela análise de diferentes estudos de caso e da leitura de diferentes artigos e capítulos de livros, de alguns dos principais pensadores da gestão e da gestão do conhecimento da atualidade, sejam capazes de identificar quais os fatores críticos de sucesso na gestão estratégica e do conhecimento de organizações que operam no ambiente V.U.C.A.
Pretende-se também que, através de trabalhos práticos, debates em sala de aula ou realização de recensões críticas, os formandos sejam capazes de:
- aplicar os conhecimentos a situações novas e não familiares, em contextos multidisciplinares e, demonstrem a capacidade de desenvolver soluções aplicadas a organizações e/ou problemas do mundo real.
- comunicar as suas conclusões–e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes–quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Conteúdos Programáticos:
1. O ambiente em que operam as organizações.
1.1. Mundo V.U.C.A e o Mundo V.U.C.A.+COVID-19.
1.2. A 4ª Revolução industrial/a transformação digital.
2. A gestão estratégica e do conhecimento organizacional “sincronizada” com o ambiente em que operam as organizações.
2.1. Modelos tradicionais de gestão e de organização.
2.2. Taylorismo e standartização.
3. Modelos de gestão e de design organizacional “sincronizados”.
3.1. A gestão e a estratégia adaptadas à realidade das organizações e ao ambiente em que operam.
3.2. Organizações ambidestras.
3.3. Plataformas e ecosistemas.
4. A gestão do conhecimento para o ambiente em que operam as organizações
5. Gestão da inovação nas organizações.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Sendo uma disciplina de integração e aplicação de conhecimentos, pretende-se que os alunos compreendam o que é uma organização e quais os princípios de gestão mais relevantes para a sua existência e continuidade, como se desenvolve a estratégia no contexto da empresa e do mercado e suas principais teorias e escolas de pensamento. Estes objectivos estão devidamente tratados nos temas escolhidos para a leccionação da disciplina e aplicados na fase de gestão de projectos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O conteúdo programático terá um tratamento teórico (complementado através de diversas leituras, metodologia expositiva, interrogativa e demonstrativa), e um tratamento prático (através da execução, apresentação e discussão nas aulas de trabalhos práticos e casos empresariais aplicados (aulas teórico-práticas), o que exige a aplicação correcta dos conhecimentos teóricos adquiridos e sua correcta comunicação, potenciando a capacidade de auto-aprendizagem.
O método de avaliação baseia-se no modelo da avaliação contínua, incluindo:
- Trabalho Prático, correspondendo a 60% (sessenta por cento) da nota final e a qualidade da participação nas aulas e sessões tutoriais, correspondendo a 40% (quarenta por cento) da nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino visam um misto de aquisição de conceitos centrais e aplicação prática dos mesmos. Por essa razão se privilegia uma abordagem teórico-prática, com recurso a casos de estudo. Aos estudante é também solicitada a realização de pequenos trabalhos de natureza prática para ilustrar os conceitos e explorar o uso do digital.
Bibliografia:
Charan, R. (2021) Rethinking Competitive Advantage: New Rules for the Digital Age.
Hamel, G. and Zanini, M. (2021) Humanocracia: Criando Organizações Tão Incríveis Quantos as Pessoas Que as Formam. Alta Books.
McGrath, R. and McManus, R. (2020). Discovery-Driven Digital Transformation. Harvard Business Review. May/Jun2020, Vol. 98 Issue 3, p124-133. (b-on) (b-on)
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (2019). The Wise Company: How Companies Create Continuous Innovation. Oxford University Press.
Osterwalder, A. et al. (2020) The Invincible Company: How to Constantly Reinvent Your Organization with Inspiration From the World’s Best Business Models. 1st edition. Wiley.
O’Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2018) Liderança e Disrupção. Como Resolver o Dilema do Inovador. Alta Books; 1ª edição.
Docente (* Responsável):
Miguel Trigo (mtrigo@ufp.edu.pt)