Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências da Comunicação1151MTIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoCiências da Comunicação15 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês195
Objectivos de Aprendizagem:
- Estudar o método científico e a investigação em Ciências da Comunicação, fomentando o conhecimento aprofundado e sistemático das suas teorias e técnicas.
- Estudar os métodos qualitativos e as técnicas quantitativas aplicadas às Ciências da Comunicação contemplando os aspectos metodológicos teóricos e práticos da análise de dados.
- Desenvolver a crítica das metodologias.
Conhecimento:
Conhecimento e compreensão aprofundada da teoria e dos métodos qualitativos e técnicas quantitativas.
Aptidões:
Pensamento crítico e abstrato
Exploração de teorias e metodologias aplicadas à investigação em Ciências da Comunicação.
Resolução original e independente de problemas complexos no âmbito da investigação científica.
Sistematização e comunicação de informação relacionada à investigação científica junto de pares e da comunidade
Competências:
Utilização eficaz de recursos de aprendizagem
Autonomia e auto-critica
Investigar em grupo
Qualidade e ética na investigação
Conteúdos Programáticos:
1. Métodos qualitativos
1.1 Desenho de pesquisa qualitativa
1.2 Análise qualitativa do discurso (hermenêutica, cultural e crítica)
1.3 Análise semiótica
1.4 Entrevista em profundidade
1.5 Construção de biografias
1.6 Grupo focal
1.7 Etnografia - observação direta e participante e pesquisa-ação
1.8 Análise qualitativa de redes sociais
1.9 Software de análise qualitativa
1.10 Estudos de caso
2. Técnicas quantitativas
2.1 Desenho de pesquisa quantitativa
2.2 Tipos de variáveis em pesquisa quantitativa
2.3 Métodos de amostragem
2.4 Inquéritos por questionário
2.5 Análise de conteúdo quantitativa
2.6 Métodos de recolha de dados
2.7 Software de análise de dados quantitativos
2.8 Análise de dados em pesquisa quantitativa
2.9 Elaboração de relatórios e apresentação de resultados
2.10 Estudos de casos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular favorecem o aprofundamento de conceitos teóricos e técnicas de aplicação prática no campo da metodologia de investigação científica promovendo, deste modo, a abordagem analítica e crítica destas áreas. Procura-se, assim, a promoção da investigação científica decorrente dos conhecimentos adquiridos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As sessões consistirão na exposição de conceitos, métodos e técnicas relativos à investigação científica em Ciências da Comunicação. Esta exposição é acompanhada pelo envolvimento dos alunos na análise, reflexão e crítica dos conteúdos apresentados perspetivando o aprofundamento e a investigação científica. Assim, serão conduzidas aulas práticas de aplicação de conhecimentos à investigação, bem como a análise da metodologia utilizada em várias teses de doutoramento e outros trabalhos de investigação em Ciências da Comunicação.
A avaliação dos alunos é baseada na sua presença e participação nas aulas assim como em projetos de pesquisa e trabalhos de investigação individuais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular visa familiarizar os estudantes de doutoramento com ferramentas metodológicas quantitativas e qualitativas das quais se poderão socorrer para a elaboração das suas teses. As aulas teóricas expositivas e de análise e interpretação de textos, complementadas com aulas práticas de análise metodológica a investigações para aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências de investigação permitem atingir os objetivos de aprendizagem.
Bibliografia:
Berger, Arthur A.(2019). Media and Communication Research Methods. Fifth Edition. Los Angeles: Sage.
Bhattacherjee, Anol, "Social Science Research: Principles, Methods, and Practices" (2012). Scholar Commons, Textbooks Collection. 3. Disponível em: http://scholarcommons.usf.edu/oa_textbooks/3
Coutinho, Clara P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina.
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2017). The SAGE Handbook of Qualitative Research. London: Sage.
Gibbs, G. (2018). Analyzing Qualitative Data. London: Sage.
Sousa, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: UFP.
Wimmer, R. D. & Dominick, J. R. (1996). La Investigación Científica de los Medios de Comunicación. Barcelona: Bosch.
Wrench, J.S. (2019). Quantitative Research Methods for Communication: A Hands-On Approach (4th edition). New York, NY: Oxford University Press.
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)
Miguel Trigo (mtrigo@ufp.edu.pt)
Paulo Cardoso (pcardoso@ufp.edu.pt)