Unidade Curricular:Código:
Grandes Temas da História e do Jornalismo (sécs. XVIII-XXI)1111GTHJ
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir a uma visão multifacetada sobre a História europeia e mundial dos séculos XIX-XXI;
(ii) Constatar a existência de fontes diversificadas sobre o conhecimento histórico deste
período;
(iii) Compreender os principais movimentos políticos, económicos, sociais e culturais de mudança na Europa e no Mundo;
(IV) Associar processos internacionais do passado aos eventos que marcam as relações internacionais do presente;
(v) Adquirir e desenvolver capacidades de relacionação dos principais momentos e fenómenos do século XIX e XXI.
Conteúdos Programáticos:
1. Revolução Francesa: ideias, correntes, realizações
2. A ideologia liberal (correntes)
3. A ideia democrática e socialismo
4. Nação, guerra e relações internacionais
5. A Europa e o Mundo – a colonização europeia em África
GTH - XX-XXI
1. A Primeira Guerra Mundial
2. Os loucos anos 20
3. Os fascismos e ditaduras
4. A Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria
5. O fim dos Impérios e a emergência do terceiro mundo
6. A erosão do Socialismo; apogeu e crise do Ocidente
7. A globalização e seus impactos
Balanço final
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II Parte – Grandes temas do Jornalismo, sécs. XVII-XX
1. A imprensa portuguesa no Antigo Regime
2. A imprensa oitocentista portuguesa
3. A imprensa e o jornalismo no Estado Novo
4. 25 de Abril no jornalismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os grandes temas da história dos séculos XVIII a XX e do jornalismo praticado no mesmo período. O recurso a bibliografia especializada, à imprensa e a outras fontes para o estudo do período sugere que há múltiplas fontes para a construção das realidades históricas, podendo dar origem a diferentes interpretações.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino assenta em aulas expositivas teóricas, em aulas teórico-práticas de consulta, análise e interpretação de fontes e em palestras com convidados especialistas nos temas abordados. A avaliação será feita por avaliação contínua e a classificação final resultará da ponderação das classificações parciais de dois testes e dos resultados do trabalho pessoal de cada aluno, materializados em investigação e na apresentação de pesquisas em sala de aula. A nota da unidade letiva de GTH pode ser majorada pela realização de um trabalho prático. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo uma unidade curricular de natureza fundamentalmente teórica e teórico-prática, as aulas expositivas, complementadas com a investigação realizada por cada aluno e materializada na realização e na apresentação de trabalhos de pesquisa é pedagogicamente ortodoxa porque tem sido, ao longo dos tempos, bem-sucedida. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes.
Bibliografia:
Berstein, S. e Milza, P. (2006), História da Europa. Do Séc. XIX ao início do Séc. XXI, Editora Plátano.
Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo. Presença.
Morris, J.E. (2015). Europe in the XIX Century (1815–1914). Cambridge University Press.
Polanyi, K. P. (2012), A Grande Transformação... Edições 70.
Gilbert. M. (2009). História do século XX. Dom Quixote.
Rémond, R. (2017), Introdução à História do Nosso Tempo. Gradiva.
Conboy. M. (2004). Journalism: A Critical History. Sage.
Sousa, J. P. (2013). Jornalismo em Portugal no Alvorecer da Modernidade. Media XXI.
Sousa, J. P., coord. et al. (2008). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. UFP.
Sousa, J. P. et al. (Org.). (2017). Uma História da Imprensa Lusófona. Volume II. Portugal. Media XXI.
Sousa, J. P. (Org.) (2018). Notícias em Portugal. ICNOVA.
Sousa, J. P. (2022). Portugal: Pequena História de um Grande Jornalismo I. ICNOVA.
Docente (* Responsável):
Jorge Pedro Sousa (jpsousa@ufp.edu.pt)
Judite Freitas (jfreitas@ufp.edu.pt)