Unidade Curricular:Código:
Escrita Publicitária II1111EPB2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Competências genéricas: Os alunos deverão conhecer, saber definir e caracterizar o discurso publicitário. Deverão ser igualmente capazes de conceptualizar, organizar e concretizar diferentes tipos de estratégias discursivas nesta modalidade discursiva da comunicação.
Competências específicas a adquirir:
- Manusear e utilizar um conjunto de discursos contemporâneos no domínio da publicidade e das práticas promocionais, de modo a construir e desenvolver a capacidade de argumentação e análise fundamentadas numa atitude crítica exigente;
- Conhecer textos fundadores e contemporâneos do fenómeno publicitário indicados na bibliografia;
- Compreender e produzir as linguagens inerentes a este tipo de discurso e o seu funcionamento nos diferentes suportes em que são difundidas;
- Ter uma perspetiva crítica sobre o impacto do discurso publicitário no mundo contemporâneo, tendo em mente a forma como os públicos-alvo são idealizados e projetados nas mensagens promocionais
Conteúdos Programáticos:
1. Elementos estruturantes do discurso publicitário e estratégias publicitárias
2. A vertente prática: proposta e realização de conteúdos de cariz promocional para diferentes meios, com ênfase nos novos média.
3. Os impactos sociais da cultura promocional alargada
4. As características da mensagem promocional: a abordagem multi-plataforma contemporânea
5. As diferentes formas de interação entre os participantes do processo e a redefinição do conceito de público-alvo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende o confronto com textos publicitários e a análise das respetivas estratégias, na sequência dos conceitos adquiridos no índice anterior da disciplina, com o intuito de subsequentemente se produzirem textos considerando os preceitos teóricos e discursivos inerentes a este discurso, entende-se que os conteúdos estão estreitamente relacionados com estes objetivos. Mais especificamente, os conteúdos programáticos pressupõem o contacto com os conceitos de criatividade, estratégias discursivas e de geração de ideias, bem como a aplicação prática dos mesmos, conduzindo à produção de material publicitário.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação contínua OU exame
AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Aulas teórico-práticas. A avaliação contínua consiste numa avaliação escrita (1 teste escrito) e um projeto de análise de estratégias publicitárias em anúncios, realizado em grupo ou pares, ao longo do semestre, a apresentar oralmente. O cálculo da nota final será efetuado do seguinte modo: avaliação escrita: 60% + apresentação oral de projeto: 40%. Todos os elementos de avaliação contínua são de realização obrigatória. Nesta modalidade de avaliação, a presença mínima obrigatória corresponde a 50% das aulas lecionadas.
OU
EXAME: Para os alunos que se apresentem a exame, é obrigatória a obtenção da nota mínima de 7,5 para admissão à oral. Uma nota igual ou superior a 9,5 no exame escrito concede aprovação à u.c.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende tanto a conceptualização e desenvolvimento de capacidades de análise como produção de estratégias no domínio do discurso publicitário, os métodos de ensino combinam tanto uma componente de transmissão e sugestão de conteúdos de natureza teórica e referencial, como uma componente prática de experimentação e produção de mensagens publicitárias para diferentes meios.
Bibliografia:
Altstiel; Grow; Jennings (2019) Advertising Creative: Strategy, Copy, Design. McGraw Hill (UFP: 659.1/ALT)
Belch, G.E. & Belch, M.E. (2017) Advertising and Promotion. New York: McGraw-Hill. [UFP - BFP 659.1/BEL/100439]
Cluley, R. (2017) Essentials of Advertising. London, Kogan Page. [UFP: BFP 659.1/CLU/100494]
Simões, E. (2008) Taboo in Advertising. Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins. [UFP 659.1/FRE/60262]
Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) 2019. Advertising Theory, Second Edition. London: Taylor & Francis.
Yakob, F. (2022) Paid Attention: innovative advertising for a digital world. London: Kogan Page.