Unidade Curricular:Código:
Estudos de Opinião1111EOPI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Comunicação6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A UC de Estudos de Opinião tem como objetivo o estudo dos instrumentos de pesquisa e análise da opinião pública e de consumo bem como o de ser capaz de entender as principais etapas e instrumentos do processo de investigação necessários para a implementação de um projeto de autónomo de pesquisa de opinião.
Competências: Observação científica de fenómenos sociais e comunicacionais. Definir problemas de investigação. Formulação de questões de pesquisa. Domínio dos principais instrumentos de recolha. Tratamento e análise qualitativa: realizar análises de conteúdo.
Escolha dos métodos e das análises de dados de sondagens.
Conteúdos Programáticos:
1. Definições e Função da Pesquisa.
2. A Preparação da Pesquisa.
3. As Propostas de Pesquisa.
4. A Informação Secundária.
5. Os Métodos Qualitativos.
6. A Análise de Dados Qualitativos.
7. Métodos de Sondagem. Amostragem.
8. Medição e Escalas de Medição.
9.Design dos Questionários.
10. projecto de pesquisa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Compreender a importância do estudos de opinião: Definições e Função da Pesquisa de opinião.
Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos: Pesquisa Qualitativa. Medição e Escalas de Medição. Escalas de Atitude e Conceitos de Validade e Níveis de Confiança. Os Questionários. Análise de Dados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica e análise conceptual. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a aplicação de exercícios e casos práticos em sala de aula. Realização de um projeto de grupo. Avaliação Contínua: teste escrito (70%). Projeto de grupo: estudo de opinião qualitativo (20%). Participação (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino ao recorrer a: Aulas Teórico-práticas e práticas Discussão e resolução de casos práticos Exercícios de Aplicação de diagnóstico de problemas Recolha de dados qualitativos Exercícios de categorização Construção de escalas em função de objectivos. Atinge os objectivos globais em termos de objectivos e aprendizagem, ou seja capacita os alunos para poderem realizar de forma autónoma pesquisas de mercado sobre o comportamento dos consumidores.
Bibliografia:
Malhotra, N. (2020) Marketing Research, Global Edition. Prentice Hall, NJ.
Oliveira J. V. (2014) Marketing Research – Vol. 1 & 2, Sílabo, Lisboa
Hill M, Hill A (2005) Investigação por Questionário, Silabo, Lisboa
Magalhães P. (2011) Sondagens, eleições e opinião pública, FMS.
McDaniels, Bates (2003) Pesquisa de Mercados, Thompson
Bardin, L (2014) Análise de conteúdo - Edição revista e atualizada. - Lisboa : Ed. 70
Silverman, David (2017) Doing qualitative research a practical handbook Sage, London
Silverman, David (2017) Interpreting Qualitative Data, London Sage, London
Docente (* Responsável):
Gustavo Benevides (gustavo@ufp.edu.pt)